O elíptico PodiumFit BE100 exibe em seu display informações de velocidade, distância percorrida, gastos calóricos e tempo de treinamento. Embora seja possível visualizar apenas dois destes dados por vez, há a alternativa de se utilizar a função Scan, que alterna periodicamente a exibição de dados de forma automática.
Não possui monitoramento de frequência cardíaca
Um ponto negativo significativo deste modelo é que não há nenhum recurso para o monitoramento da frequência cardíaca.
Essa função é comumente encontrada em equipamentos similares. Dentre os modelos analisados, apenas o elíptico Kikos 4004 também não apresenta este recurso.
Não possui programas de treinamento pré-definidos
O modelo BE100 da PodiumFit também não oferece programas de treinamento, seja de fábrica ou de customização do próprio usuário.
Ajustes de Treino
Ampla faixa de resistências
O sistema de funcionamento do elíptico PodiumFit BE100 se diferencia de todos os outros modelos sob análise.
Seu princípio de ação é completamente mecânico, e se utiliza do atrito como forma de variação da resistência ao movimento. Dessa forma, não há níveis fixos de intensidade; cada giro no regulador de intensidade altera o nível de dificuldade continuamente.
Uma vantagem deste tipo de sistema é a capacidade de se obter resistências maiores do que as de elípticos magnéticos.
Outra característica específica do modelo BE100 da PodiumFit é o sistema de transmissão por corrente (similar às correntes de bicicletas) e não por correias, como é comum em aparelhos similares. Essa característica também contribui para o aumento da amplitude da faixa de resistências oferecida, embora a roda de inércia do aparelho pese apenas 5 kg.
Usabilidade
No aspecto de usabilidade, o elíptico PodiumFit BE100 possui algumas desvantagens importantes.
Não possui suporte para objetos
Neste aparelho não são encontrados suportes para smartphones ou tablets, o que prejudica a comodidade de realizar a prática de exercícios com fácil acesso à internet. Além disso, não há suporte para garrafas ou squeezes. Portanto, para manter a hidratação, o usuário pode precisar do suporte de um móvel próximo, ou sair do equipamento.
Requer 4 pilhas AA
Apenas o display precisa ser energizado, e sua alimentação é feita por 4 pilhas AA. Dessa forma, o elíptico PodiumFit BE100 dispensa o uso de tomadas, o que é um ponto positivo. Porém, não é comum que aparelhos similares necessitem de tantas pilhas; normalmente, apenas 2 são requeridas.
Possui regulagem de altura das hastes móveis
Uma característica exclusiva deste modelo entre os equipamentos considerados em nossa análise é a possibilidade de regulagem de altura das hastes móveis. Esse recurso torna o elíptico adaptável a usuários de diferentes estaturas e é uma vantagem interessante.
Visão geral de algumas características do PodiumFit BE100
Robustez e Conforto
O elíptico PodiumFit BE100 tem revestimento de borracha nas hastes móveis e sapatas com acabamento antiderrapante. Essas características contribuem para o conforto na prática dos treinos.
Passada de 35 cm
A amplitude da passada deste modelo é boa. A medida de 35 cm é ligeiramente maior do que a média entre os produtos sob análise, e não deve causar trancos durante os movimentos do usuário.
Peso máximo suportado de 100 kg
O peso máximo suportado pelo elíptico PodiumFit BE100 constitui uma desvantagem. Se considerado que deve haver uma margem de segurança entre o peso do usuário e a capacidade máxima do aparelho, o limite de 100 kg restringe o público ao qual esse equipamento é adequado.
Portabilidade
Baixo peso e presença de rodinhas
Este modelo possui um dos pesos mais baixos entre os equipamentos analisados: são 26,5 kg. Apenas dois outros modelos são mais leves: o elíptico Acte E25 e o Kikos 4004, que possuem 26 kg e 25 kg, respectivamente.
Além disso, este aparelho também possui rodinhas para transporte. Portanto, é de fácil movimentação.
Ocupa pouco espaço
O PodiumFit BE100 também é um dos mais vantajosos em termos de espaço ocupado. Os 58 cm de largura por 94 cm de profundidade contribuem para o armazenamento e utilização em cômodos pequenos.
Qualidade
A qualidade geral do elíptico PodiumFit BE100 se mostra muito boa, tanto em termos de acabamento como de funcionamento.
Já o índice de satisfação com a marca em suporte ao cliente não é dos melhores.
Garantia de 3 meses
O curto prazo de garantia fornecido pela PodiumFit prejudica a avaliação do modelo, embora a Acte Sports e a Pelegrin também apresentem prazos semelhantes para seus respectivos produtos.
Em apenas 3 meses não é possível conhecer o desempenho do aparelho em médio prazo e, caso a sua utilização ocorra em períodos curtos, poucas vezes por semana (como normalmente é a prática de usuários iniciantes), alguns problemas podem ser identificados somente após o período de cobertura da assistência técnica.
Veredito
7.1Nota da redação
Produto de muito boa qualidade, com bom custo-benefício
Embora o elíptico PodiumFit BE100 apresente várias desvantagens, como: ausência de monitoramento da frequência cardíaca; ausência de programas de treinamento; ausência de suporte para objetos; peso máximo suportado de apenas 100 kg; necessidade de 4 pilhas para funcionamento do display e garantia de 3 meses, os pontos positivos encontrados são significativos, e resultam em um bom custo-benefício para o produto. O sistema de funcionamento mecânico proporciona uma ampla faixa de resistências, e o baixo peso aliado à presença de rodinhas para transporte o tornam portátil. Além disso, as hastes reguláveis, o bom tamanho de passada, e o pouco espaço ocupado fazem com que o elíptico seja bem adaptável a diferentes tipos de usuários e ambientes.
Display e Funções
7.5
Ajustes de Treino
8
Usabilidade
6.5
Robustez e Conforto
5
Portabilidade
9
Qualidade
6.5
Prós
Passada de 35 cm
Sistema de funcionamento mecânico com ampla faixa de resistências
Possibilita regulagem de altura dos guidões
Pesa 26,5 kg
Ocupa pouco espaço
Contras
Não possui visor de pulsação
Necessita de 4 pilhas AA para o funcionamento do display
Não foi feito nenhum comentário ainda.