Qual o Melhor Aspirador de Pó do Mercado?

Facebook
Twitter
Google+
https://qualescolher.com/eletroportateismelhor-aspirador-de-po
RSS
Seguir por Email

Afinal, qual o melhor aspirador de pó horizontal no mercado? Fizemos uma análise comparativa de 7 dos mais vendidos modelos, de diferentes fabricantes, com base em diversos critérios, para facilitar a sua decisão! Leia também abaixo da tabela e descubra como escolhemos o melhor aspirador de pó, além de como você pode utilizar os resultados de nossa análise para decidir a sua compra!

  • Menor preço
  • Performance
  • Performance função aspirar
  • Controle de sucção
  • Regulagem de potência
  • Características
  • Peso
  • Alça para transporte
  • Comprimento cordão de energia
  • Cabo de energia retrátil por botão
  • Cap. armazenamento de poeira
  • Armazenamento de poeira em saco coletor
  • Aviso de coletor de poeira cheio
  • Filtro HEPA
  • Função sopro (inverter)
  • Função aspirar água
  • Cap. armazenamento de líquidos
  • Nível de ruído
  • Garantia do fabricante
  • Acessórios
  • Tubos prolongadores
  • Material tubos prolongadores
  • Bocal escova para carpete
  • Bocal para colchões e estofados
  • Bocal para cantos e frestas
  • Bocal para asoalho, tapetes e pisos frios

 


 

Introdução

O aspirador de pó pode ser um grande aliado na organização e higiene do ambiente. Seja para limpar a casa ou o escritório, ter um bom equipamento será definitivo para poupar tempo e ter uma limpeza de qualidade.

Mas, como determinar qual o melhor aspirador de pó e fazer a escolha certa?

Existem dezenas de ofertas no mercado. Você encontra equipamentos com diferentes preços e qualidade, e na hora da escolha é natural que você tenha dúvidas. O ideal é que antes de bater o martelo e efetivar a sua compra você conheça muito bem os modelos e as marcas.

Por isso, vamos lhe ajudar a escolher explicando quais são os pontos a serem levados em consideração, e quais são os melhores modelos e marcas disponíveis no mercado para uma determinada faixa de preço.

Leia com atenção e descubra como escolher um aspirador de pó que atenda a todas as suas necessidades, levando em consideração todos os principais pontos com relação não só à qualidade do produto, como também suas funcionalidades.

de volta ao índice ↑

Como escolher o melhor aspirador de pó: critérios utilizados em nossa análise

Num rápido passeio por uma loja virtual ou física você vai se deparar com diversos tipos de aspiradores. Muitas vezes, pode ser que você considere que aquele de tamanho menor é mais prático para guardar e para manusear.

Mas para fazer a escolha certa você precisa conhecer o equipamento e ter mais afinidade com as suas funcionalidades. Afinal, ele será seu companheiro para realizar a limpeza, e precisa ser, acima de tudo, bom.

Então, veja a seguir alguns dos principais pontos a serem analisados para fazer a compra certa, e não se decepcionar com o modelo escolhido. Estes foram também justamente os fatores levados em conta em nossas notas/análises na tabela comparativa.

de volta ao índice ↑

Comprimento do cabo elétrico

A primeira coisa a pensar é com relação ao tamanho do espaço em que esse aspirador de pó será utilizado. Se você vai usá-lo em sua casa, imagine quantos cômodos precisam do equipamento.

Se o ambiente é muito grande e você adquirir um equipamento de cabo elétrico curto, terá que fazer uso de extensão ou ficar trocando de tomada a todo o momento, o que pode lhe gerar um grande trabalho.

O destaque neste quesito, entre os modelos analisados, ficou com o modelo FLEXN, da Electrolux: são 5m de cabo elétrico no total. O modelo Black & Decker Ciclone A4V ficou um pocuo atrás, com 4m.

de volta ao índice ↑

Tipo de ambiente a ser limpo

Outro fator que deve ser considerado é com relação à localização do ambiente. Casas na cidade demandam necessidades diferentes daquelas localizadas em praias ou estradas de terra, por exemplo.

Existem modelos de aspirador com sacos de armazenamento, que são ideais para o recolhimento de areia, e são mais indicados para regiões litorâneas.

Já em casas próximas as estradas de terra você deve pensar em aspiradores que possuam filtro de alta potência, assim até mesmo as menores partículas são sugadas, mantendo o ambiente limpo e o ar mais puro.

de volta ao índice ↑

Regulagem de sucção e controle de potência

Para uso em carpetes e tapetes, principalmente os mais felpudos, é interessante que você pense em um modelo com regulagem de sucção. Assim você consegue moderar o “poder de sucção” do aparelho, para que o carpete não seja danificado.

Os aspiradores podem sugar com muita força e “descabelar” o seu tapete. Por isso, para não estragar o acessório, é ideal que você considere a possibilidade de regulagem.

Vale lembrar que alguns aspiradores de pó possuem ainda um controle de potência, que regula o motor do aparelho. Essa regulagem é muito útil não só como controle adicional de sucção do aspirador de pó, como também tem a função de economizar o gasto de energia. Os modelos Easybox e Sonic, da Electrolux, além do Philco Easy Clean Turbo 1800 W, possuem essa importante regulagem.

de volta ao índice ↑

Filtro HEPA

Além de manter o ambiente limpo, um bom aspirador de pó pode ser também um grande aliado no combate a problemas de alergia e respiratórios.

Alguns aspiradores trazem filtro HEPA (High Efficiency Particulate Arrestance, em tradução livre Filtragem de Ar de Alta Eficiência). Esses modelos são específicos para eliminar até mesmo as menores partículas, mantendo o ar mais puro e mais saudável.

Segundo informações dos fabricantes, mais de 99% das partículas são retidas com um filtro HEPA, e dentre elas ácaros e fungos, principais causadores de alergia.

de volta ao índice ↑

Funcionalidades extras

Aspiradores de pó modernos possuem funcionalidades extras, que podem ser ou não decisivas no momento da compra, dependendo das necessidades do usuário. As principais funcionalidades extras encontradas no mercado são a função sopro (inverter) e a capacidade de aspirar água.

de volta ao índice ↑

Função sopro (inverter)

Essa funcionalidade “inverte” o fluxo de ar do aspirador de pó, ou seja, faz com que o aparelho “sopre” ar, ao invés de sugar. Acaba sendo útil se você por exemplo, precisa encher balões para uma festa ou precise limpar uma determinada área sem necessariamente precisar sugar a sujeira.

de volta ao índice ↑

Aspirar água

Muitos aspiradores de pó possuem não só a capacidade de aspirar sólidos, como também líquidos (em coletor separado). Função útil para quem utiliza limpeza com água em determinadas áreas, porém não possui ralo ou outra forma de escoar a água com facilidade.

Os 2 aspiradores de pó e água analisados em nosso comparativo são 2 modelos da Electrolux: FLEXN e Smart A10N1.

de volta ao índice ↑

Coletor de poeira

de volta ao índice ↑

Aspiradores de pó com coletor de poeira

Os aspiradores de pó que possuem saco coletor são mais simples, porém menos suscetíveis a quebras. Quanto ao saco coletor, o mesmo pode ser descartável ou reutilizável. Apesar de o saco coletor descartável ser mais prático, acarretará em um gasto contínuo com o aspirador de pó, ao passo que o reutilizável só precisa (após ser devidamente esvaziado) de uma breve limpeza e secagem para ser novamente instalado no aparelho.

Uma outra desvantagem dos sacos descartáveis é com o fornecimento dos mesmos. Dependendo da marca do fabricante dos apirador de pó, pode ser difícil encontrar o modelo apropriado para o seu aparelho.

de volta ao índice ↑

Aspiradores de pó sem coletor de poeira

Já com relação aos aspiradores de pó sem saco coletor, o funcionamento é diferente: é gerado um fluxo de ar ciclônico dentro do aparelho, que tem a função de atrair as partículas de sujeira para um cilindro interno, enquanto o resto do ar (após passagem por filtros) retorna ao ambiente.

Embora esse tipo de aspirador de pó não gere o gasto contínuo com os sacos coletores, ele requer esvaziamento constante do cilindro coletor e limpeza do filtro. Quanto mais sujo este fica, pior é o poder de sucção, da mesma forma que o poder de limpeza fica comprometido. Caso o usuário não seja muito cuidadoso, vai precisar trocar o filtro com frequência.

Vale também lembrar que esse tipo de aspirador costuma ser um pouco mais barulhento que um aspirador de pó com saco coletor. Eles também são mais suscetíveis a problemas com o motor.

de volta ao índice ↑

Capacidade de armazenamento e aviso de coletor cheio

Característica extremamente simples de ser analisada: quanto maior for a capacidade de armazenamento de poeira do coletor, melhor (menor será a frequência com que você precisará esvaziá-lo).

Porém, aspiradores de pó com grandes coletores tendem a ser mais pesados. Um bom compromisso entre um e outro deve ser encontrado.

O aviso de coletor cheio é um pequeno detalhe, porém deve ser também levado em conta por aqueles que optam por um aspirador de pó com saco coletor: ser avisado visualmente que a poeira deve ser retirada do aparelho faz diferença, principalmente quando o mesmo é utilizado com pouca frequência.

Um lembrete importante é que os aspiradores de pó sem saco coletor tem o seu corpo transparente para visualização do quão cheio o reservatório está.

de volta ao índice ↑

Nível de ruído

Aspiradores de pó normalmente fazem muito barulho. Se a sua casa possui bebês, ou caso você use o aspirador de pó em ambientes que podem incomodar pessoas próximas a você (dependendo do horário), isso pode ser um fator crucial em sua escolha.

Nesse quesito, o Electrolux Easybox EASY1 1600 W se sobressaiu: 82 dB. Porém, vale ressaltar que mesmo esse valor demonstra alto nível de ruído. Em decibéis, porém, mesmo algumas unidades fazem grande diferença, sendo o nível de ruído em torno de 90 dB (maioria dos modelos) perceptivelmente bem mais barulhentos.

de volta ao índice ↑

Acessórios

Por uma questão de praticidade e também com uma forma de melhor atender aos consumidores para os mais diversos tipos de limpeza, aspiradores de pó possuem partes e bocais extras, vendidos juntos com o aparelho.

Todos os modelos analisados possuem tubos prolongadores (para ser possível limpar o teto, por exemplo), porém é sempre bom dar uma checada se você não vai precisar eventualmente de um bocal específico para limpar cortinas ou estofados, por exemplo (algo que nem todos oferecem).

O Black & Decker A2B 1200W oferece até mesmo bocal para carpetes, e foi o mais completo dos modelos neste quesito da avaliação.

de volta ao índice ↑

Performance do produto

No item performance (ou seja, o quão bem o aspirador de pó desempenha sua função principal) foram levadas em conta principalmente as mensagens de usuários dos produtos, encontrados nos principais sites de venda a varejo no país.

É um item extremamente subjetivo, porém como em nossa análise comparativa para determinar qual o melhor aspirador de pó acabamos escolhendo alguns dos aparelhos mais vendidos nesses sites, houve farto material para análise. Sendo assim, a nota de performance (mesmo que sendo dividida somente entre “boa”, “média” e “ruim”) pode ser utilizada para tomada de decisão.

de volta ao índice ↑

O melhor aspirador de pó segundo nossa avaliação: veredito final

Cada aspirador de pó recebeu uma nota para cada uma das categorias englobadas em nossa tabela comparativa: desempenho, qualidade, características e acessórios. Como você vai perceber caso leia as análises detalhadas de cada modelo (citando principais pontos positivos e negativos de cada um), foi considerado que o consumidor-alvo precisa de um aspirador de pó com funcionalidades básicas.

Isso pode não ser o seu caso. Talvez você precise de um modelo que necessariamente tenha função aspirar água, o que irá direcionar sua escolha somente para poucos dos modelos analisados.

De qualquer forma, a maior nota obtida (e nossa recomendação de compra como melhor aspirador de pó) é o Electrolux Easybox 1600W EASY1, que possui excelente qualidade e desempenho, apesar de ser um tanto pesado e não possuir fio muito longo (não encontramos o aspirador de pó perfeito!). Se você pretende gastar um pouco menos, então a boa alternativa seria o Black & Decker Ciclone A4V 1400W, nosso segundo colocado. Mas ressaltamos que o primeiro colocado vale o seu preço!

Já se você não abre mão da função de aspirar líquidos, e precisa de um equipamento para uma limpeza mais pesada, então nossa recomendação é o 3° lugar: Electrolux Flex FLEXN 1400W.

E então, ainda está em dúvida sobre qual aspirador de pó escolher? Gostou de nossa análises? Deixe sua pergunta, sugestão ou elogio nos comentários!

Boas fontes de mais informações sobre dicas para escolher o aspirador de pó ideal:

http://casa.abril.com.br/moveis-acessorios/qual-e-o-aspirador-de-po-ideal-para-a-sua-casa-te-ajudamos-a-escolher/

https://www.tuacasa.com.br/aspirador-de-po/

Facebook
Twitter
Google+
https://qualescolher.com/eletroportateismelhor-aspirador-de-po
RSS
Seguir por Email
2 Comentários
  1. Responder
    Jacob Pereira Cunha 08/01/2018 às 14:53

    Olá, sugiro para a próxima análise o Aspirador de Pó Midea Auster, estou de olho nele pelo desempenho e baixo ruído.
    E parabéns pelo trabalho! Sempre recorro a vocês antes das compras.

    • Responder
      Equipe Qual Escolher 09/01/2018 às 14:54

      Oi Jacob!

      Ok, iremos adicionar o modelo sugerido, e lhe avisar por e-mail quando a resenha for publicada. Realmente parece ser um modelo interessante, porém vai ser necessária uma análise mais aprofundada com relação à qualidade do produto em si.

Escreva seu comentário aqui

Comparar produtos
  • Aspiradores de Pó (0)
  • Geladeiras Duplex (0)
  • Vassouras Elétricas (0)
  • Máquinas Lava e Seca (0)
  • Geladeiras Side By Side (0)
  • Purificadores de Água (0)
  • Geladeiras Inverse (0)
  • Robôs Aspiradores de Pó (0)
  • Lava Louças de Piso (0)
  • Máquinas de Lavar (0)
  • Televisores (0)
Gerar comparativo
0