Qual o Melhor Purificador de Água do Mercado?

De forma a identificar o melhor purificador de água do mercado, fizemos uma análise comparativa detalhada de diversos modelos dentre os mais vendidos do mercado, de 6 diferentes fabricantes. Navegue pelas resenhas detalhadas de cada modelo ou, se preferir, leia nosso guia explicativo abaixo da tabela comparativa e veja quais os fatores foram levados em conta em nossas análises para definir quais modelos apresentam bom custo-benefício, e quais não são identificados como uma boa compra.

  • Menor preço
  • Praticidade / Funcionalidade
  • Painel Touch
  • Dispenser funciona mesmo sem energia elétrica
  • Luz indicadora de filtro saturado
  • Possui kit para instalação na parede
  • Pés anti-derrapantes
  • Características do fornecimento de água
  • Temperatura da água gelada
  • Capacidade de resfriamento da água
  • Volume do reservatório de água gelada
  • Fluxo de água
  • Temperaturas de água obtidas no dispenser
  • Ajuste fino para fornecimento de água em temperatura mista
  • Qualidade da filtragem de água
  • Eficiência na retenção de partículas sólidas
  • Eficiência na redução de cloro livre
  • Eficiência bacteriológica
  • Custo da filtragem de água
  • Preço unitário do filtro de água (obtido em 09/out/2017)
  • Vida útil do filtro de água - por volume
  • Vida útil do filtro de água - por tempo
  • Custo por litro de filtragem de água
  • Características Gerais
  • Método de refrigeração
  • Consumo de energia por mês
  • Bivolt
  • Garantia
  • Altura
  • Largura
  • Profundidade
  • Requisito instalativo para fonte de água
  • Pressão mínima da fonte de água
  • Pressão máxima da fonte de água

 


 

Guia para escolha do melhor purificador de água

Cada vez mais pessoas escolhem abandonar as compras periódicas das chamadas “bombonas” de água, de forma a substituí-las por um purificador de água. Esse pequeno eletrodoméstico tem a vantagem de ser muito mais prático, garantindo ainda qualidade comparável no fornecimento da água.

Porém, antes de efetuar sua compra, vale a pena entender melhor as principais características que diferenciam os purificadores de água entre si. Às vezes, é vantajoso gastar um pouco mais por um produto que ofereça melhores características.

Como forma a orientá-lo em sua compra e garantir que você possa escolher o melhor purificador de água para suas necessidades e dentro de seu orçamento, fizemos este comparativo detalhado.

Acompanhe nos próximos parágrafos os principais pontos de atenção, e ao final, o nosso veredito com relação aos melhores purificadores de água encontrados, hoje, no mercado.

de volta ao índice ↑

Praticidade / Funcionalidade

Este grupo de características dos purificadores de água foi organizado pensando na facilidade de utilização, manutenção e instalação do mesmo.

de volta ao índice ↑

Painel Touch

Alguns modelos de purificadores de água já oferecem painéis de comando totalmente digitais. Essa inovação é uma das características dos modelos PE10B e PA21G, da Electrolux, além do CPB35AB, da Consul.

Esse tipo de painel dá um toque de sofisticação ao purificador, e também facilita o fornecimento de água, já que um simples toque no painel faz com que o fluxo seja mantido.

Porém, atente-se a esse ponto: o fato do painel ser do tipo Touch, faz com que você não consiga acionar o fornecimento de água sem energia elétrica. Se sua cidade sofre com falta de luz constante, talvez seja uma inovação a se evitar!

de volta ao índice ↑

Alerta para a troca de filtro

O filtro de água para purificador possui vida útil finita, definida em litros de volume d’água, bem como por tempo. É extremamente importante realizar a troca do filtro quando este estiver saturado, de forma a garantir a qualidade da água fornecida.

Alguns modelos de purificadores (como o Consul Facilite CPB35A, além dos modelos Electrolux PA21G e PE10B) possuem um alerta (luz indicadora) no painel do aparelho alertando o usuário a hora certa de trocar de filtro.

Embora esta funcionalidade não seja essencial, esse tipo de alerta não deixa de trazer uma “facilidade extra” que pode ser muito útil, principalmente para usuários não muito organizados.

de volta ao índice ↑

Kit para instalação na parede

Invariavelmente, usuários desejam instalar seus purificadores de água na parede, de forma a garantir um melhor aproveitamento de espaço.

Praticamente todos os modelos oferecem a possibilidade de instalar o purificador de água na parede, com exceção do Colormaq Premium e do Latina PA355.

de volta ao índice ↑

Características do fornecimento da água

Nesta seção foi analisado principalmente a capacidade dos purificadores de água em fornecer água gelada, bem como alguns detalhes referentes ao fornecimento da água no dispenser.

de volta ao índice ↑

Temperatura de resriamento da água gelada

Este é um quesito de gosto pessoal, já que algumas pessoas que moram em cidades com clima muito quente irão preferir um resfriamento maior da água. Para fins de comparação, consideramos que quanto mais gelada a água for fornecida, maior a nota do equipamento.

Se você faz questão de uma água bem gelada, vale a pena ler diretamente nossas avaliações do Latina PA355 e do Colormaq Premium.

de volta ao índice ↑

Capacidade de refrigeração

Tão importante quanto a temperatura de resfriamento, essa taxa é fornecida em litros por hora (L/h) e dá a indicação de qual volume de água o purificador consegue resfriar por hora.

Quanto mais pessoas forem utilizar o aparelho, maior deve ser esse valor. Observar também o volume do reservatório de água gelada, explicado a seguir.

de volta ao índice ↑

Volume do reservatório de água gelada

Para não errar na escolha do melhor purificador de água para suas necessidades, você já deve ter percebido que é importante saber quantas pessoas irão o utilizar, não é mesmo?

Na questão do volume do reservatório para água gelada, essa definição é muito importante. Você vai encontrar na internet muitas reclamações de compradores dizendo que “o segundo copo” já sai com água não muito gelada.

Tenha ciência que alguns purificadores, como o PE10B e PA21G, ambos da Electrolux, possuem um reservatório de menos de 1 litro para água gelada, enquanto outros (como o IBBL FR600 Speciale e o Latina PA335) possuem mais de 2 litros, aliado ainda a uma grande capacidade de refrigeração. Esses valores podem fazer uma grande diferença, a depender de quanta água gelada de fato é necessária.

de volta ao índice ↑

Níveis / Opções de temperatura no dispenser

Uma característica importante a ser analisada (principalmente para quem não faz questão de água muito gelada) é no que diz respeito às possibilidades de fornecimento de água ‘mista” pelo purificador de água.

Enquanto alguns modelos possuem torneiras distintas para água natural e gelada (casos por exemplo, do Masterfrio Residence e do IBBL FR600 Speciale), enquanto outros possuem possibilidade de oferecer uma mistura entre água natural e gelada (como o Consul Facilite CPB35AB, e os modelos Electrolux PE10B e PA21G).

Existem modelos que vão um passo mais longe, e fornecem um ajuste mais fino (em diversos níveis) para o fornecimento da água gelada (casos de IBBL Immaginare e Colormaq Premium).

de volta ao índice ↑

Qualidade da filtragem de água

Todos os filtros de água passam por uma avaliação padronizada do Inmetro, para atestar a eficácia dos mesmos em 3 aspectos básicos:

  • Retenção de partículas sólidas
  • Redução de cloro livre
  • Eficiência bacteriológica (eliminação de bactérias)

É importante ter ciência do resultado do teste do filtro instalado no puificador de água que você pretende comprar, tendo em vista uma maior qualidade da água fornecida.

As classificações existentes para retenção de partículas sólidas e de redução de cloro livre são encontradas a seguir. Para eficiência bacteriológica, o selo do Inmetro atesta “aprovado” ou “não se aplica” (quando ele não posui eficiência bacteriológica).

Classificação Retenção de partículas sólidas
P-I de 0,5 a 1 micrometro
P-II de 1 a 5 micrometros
P-III de 5 a 15 micrometros
P-IV de 15 a 30 micrometros
P-V de 30 a 50 micrometros
P-V de 50 a 80 micrometros
Classificação Redução de cloro livre
C-I acima de 75%
C-II 74,9 a 50%
C-III 49,9 a 25%

 

Dentre os modelos analisados, os únicos que obtiveram melhor classificação em todos os quesitos, além de apresentarem eficiência bacteriológica foram o Consul Facilite CPB35AB e o Electrolux PA21G. Você pode analisar em nossa tabela comparativa (acima deste artigo) as classificações obtidas para os outros modelos.

Artigo melhor purificador de água - selo inmetro Electrolux PA21G

Exemplo de selo Inmetro – purificador de água Electrolux PA21G

de volta ao índice ↑

Custo da filtragem de água

O filtro de água, conforme já informado, precisa ser trocado periodicamente. Já que ele será um gasto recorrente, nós consideramos esse valor em nossa análise, porém sempre em relação à própria vida útil do refil.

de volta ao índice ↑

Vida útil do filtro de água e sua relação com o preço por litro de água filtrada

A vida útil do filtro de água é fornecida de duas formas distintas: em litros de água filtrada e em quantidade de meses.

Em nossa análise de custo, consideramos a vida útil sendo atingida pelo valor de litros de água filtrada. Com isso, bastou dividir o preço do filtro por esse volume, para se chegar a um custo em reais por litro de filtragem de água. Os purificadores que obtiveram valor mais baixo nesse quesito foram o Colormaq Premium, o Masterfrio Residence e o Latina PA355.

Cabe ressaltar, porém, que se você mora sozinho ou irá utilizar muito pouco o filtro, talvez seja interessante já considerar o filtro chegando ao seu fim de vida útil pelo tempo. Nesse caso, vale olhar em nossa tabela comparativa o preço unitário do filtro e a quantidade de meses que o mesmo dura. Alguns modelos apresentam duração de 6 meses, enquanto outros apresentam 9 meses (caso do Consul CPB35AB) ou até 12 meses (como o Electrolux PA21G).

de volta ao índice ↑

Requisito instalativo do purificador de água

Caso você já tenha analisado comentários de compradores de purificadores de água, irá se deparar com muitos casos de reclamação de “gotejamento na torneira” ou “baixa vazão de água”, independente do modelo.

Enquanto alguns fatos isolados podem de fato ser verdadeiros, a grande maioria das reclamações ocorre pelo não cumprimento da faixa de pressão da fonte de água, requerida para instalação do purificador.

Os fabricantes informam no manual do produto a faixa de pressão adequada que a fonte de água potável deve ter, para que não ocorra mau funcionamento da torneira.

Colocamos em nossa tabela comparativa (acima deste artigo) o valor máximo e mínimo de pressão necessária (em mca ou metros de coluna d’água), para que você não tenha esse tipo de problema com seu purificador.

Caso sua caixa d’água não esteja acima do valor mínimo necessário de metros em relação ao purificador de água, será necessário instalar um pressurizador na entrada do purificador de água.

de volta ao índice ↑

Características Gerais

Nessa parte do guia foram levadas em consideração principalmente o método de refrigeração/gasto energético, além de aspectos referentes à qualidade geral do produto e assistência técnica.

Não existe nenhuma grande observação a ser feita nesses aspectos. O consumo de energia é praticamente proporcional à capacidade de refrigeração do purificador de água, e os valores não variam muito de modelo para modelo (sendo o Latina PA335 a única surpresa negativa neste aspecto).

Com relação à qualidade e assistência técnica, são itens mais difíceis de serem analisados. De qualquer forma, consideramos em nossa comparação alguns aspectos construtivos, bem como alguns comentários pertinentes de compradores e/ou reclamações, quando necessário.

de volta ao índice ↑

Veredito final: nossa escolha de melhor purificador de água

Como você poderá observar caso leia uma das resenhas detalhadas de cada modelo de purificador de água analisado, irá observar que foram dadas notas de 1 a 10 para cada um deste critérios: praticidade / funcionalidade, características do fornecimento de água, qualidade da filtragem de água, custo da filtragem de água e características gerais / qualidade.

Os pontos de análise de cada um desses critérios já foi explicado ao longo deste artigo, e aparece em maior detalhe na tabela comparativa.

A média das notas individuais fornece a nota final de cada produto, utilizada para determinação dos produtos considerados como os melhores purificadores do mercado atualmente.

de volta ao índice ↑

O melhor purificador de água

O purificador de água Latina PA355 é a opção para quem precisa de muita água gelada, e em grandes quantidades (muitas pessoas utilizando o dispenser em pequeno intervalo de tempo). O custo de aquisição do aparelho é relativamente mais baixo que outras opções, assim como o refil, o que garante ótima relação custo-benefício.

de volta ao índice ↑

O segundo melhor purificador de água

O purificador de água Colormaq Premium é bem semelhante ao primeiro colocado, porém possui uma capacidade de refrigeração um pouco inferior (apesar de suficiente para residências de até 4 pessoas), além de custar um pouco mais para sua aquisição. De vantagem em relação ao primeiro colocado está uma melhor percepção de qualidade geral e visual do produto (possibilita enchimento de jarras grandes com maior facilidade), além de a marca possuir melhor reputação.

de volta ao índice ↑

Opção para quem não precisa de água tão gelada, porém preza por um produto de maior qualidade geral e marca de maior renome

Se você não precisa de água tão gelada, são duas nossas indicações:

  • O IBBL FR600 Speciale  possui grande capacidade de refrigeração e ótimo volume de reservatório de água gelada, além de possuir uma qualidade superior aos outros modelos analisados.
  • Já se você possui orçamento um pouco maior, o IBBL FR600 Expert se mostra como a melhor opção. Ele possui características bastante semelhantes ao IBBL FR600 Speciale, mas possui interface através de botões e seu filtro possui eficiência bacteriológica (elimina agentes biológicos da água).
de volta ao índice ↑

Opção para quem preza por qualidade de filtragem da água

Caso seu interesse seja por um modelo que apresente melhor qualidade de filtragem de água, todos os modelos Electrolux (PA21G, PA26G, PA31G), além do Consul CPB35AB apresentam a melhor classificação possível de acordo com o Inmetro (maior capacidade de retenção de partículas sólidas, além de apresentarem eficiência bacteriológica).

Porém, de todos estes, o único que possui etapa adicional de eliminação de germes e bactérias através de lâmpada UV é o Electrolux PA31G, sendo então a melhor opção. Se você não pode gastar  tanto (e abre mão da lâmpada UV), o Electrolux PA21G é a alternativa mais indicada.

É importante ressaltar que todos estes modelos de ótima qualidade de filtragem possuem refrigeração eletrônica, bastante aquém da capacidade de fornecimento de água gelada dos modelos IBBL e dos 2 primeiros colocados. Assim, se você preza pela maior qualidade de filtragem, perde, por outro lado, na disponibilidade de água gelada.

9 Comentários
  1. Responder
    Antonio Valadão 05/07/2018 às 20:06

    Muito estranho essas informações. Vocês colocam o Latina como o primeiro da lista com a maior nota, e no site da proteste eles dizem o seguinte: ” A PROTESTE vai pedir a retirada do purificador Latina do mercado. Além de sofrer vazamento, o purificador Latina permitiu que micro-organismos se proliferassem em seu reservatório. Essa proliferação contamina a água e faz com que o purificador piore a qualidade da água em vez de melhorá-la.” Veja no link: https://www.proteste.org.br/suas-contas/agua/noticia/purificadores-de-agua-nao-vale-investir-neles

    • Responder
      Equipe Qual Escolher 08/07/2018 às 11:58

      Olá Antonio,

      Após lida a matéria do link, é possível tecer alguns comentários:

      1. O modelo Latina da matéria é outro (não é o que conta na tabela). Se um modelo possui defeito de fabricação, não quer dizer que todos os modelos da marca possuam a mesma falha. Isso vale para purificador de água, bem como qualquer outro tipo de produto.

      2. Quantas unidades foram testadas? 1,2 ou mais? Isso pode afetar o veredito do teste de qualidade deles.

      3. Em quanto tempo houve proliferação acentuada de micro-organismos dentro do reservatório (horas, dias)? Muitos purificadores de água (talvez todos) trazem a recomendação no próprio manual de instrução para que o aparelho seja utilizado diariamente para garantir a qualidade da água fornecida e que, caso não seja utilizado por um pequeno período (2 a 3 dias), deve-se descartar um determinado volume de água (normalmente alguns litros) para voltar a utilizar o dispenser.

      4. A qualidade do filtro em si também é testada pelo Inmetro. O produto não pode ser comercializado sem a homologação deles.

      Enfim, nossa análise aqui é baseada nos critérios técnicos de cada produto, além de custo-benefício e comentários disponíveis. Ou seja, não temos como considerar os testes de terceiros por aqui.

  2. Poderiam incluir no comparativo o purificador de água Everest?
    Quero comprar outra marca com refrigeração por compressor e alta qualidade na filtragem da água.
    Qual vcs indicam?

    • Responder
      Equipe Qual Escolher 28/05/2018 às 18:24

      Oi Silvia,

      Nós vamos incluir novos modelos no comparativo no futuro. Talvez algum modelo da marca Everest acabe entrando (vamos anotar aqui).

      Da época que o comparativo foi feito, não havíamos encontrado modelo que possuísse a melhor classificação de retenção de partículas e com refrigeração por compressor. Mas como disse, ainda não chegamos na revisão deste comparativo.

      Hoje, a recomendação de modelo considerando a qualidade de filtragem como característica prioritária é o Electrolux PA21G, mas pode ser também o Consul CPB35AB. Infelizmente, a capacidade de refrigeração desses dois modelos é bastante limitada.

      A marca Everest (por uma pesquisa rápida) até apresenta refrigeração por compressor, mas a qualidade de filtragem (classe C) é semelhante a outros modelos analisados aqui.

  3. sugiro colocar um topico sobre a qualidade do produto, como durabilidade, frequencia de quebras ou custo de manutenção, vida util sendo esta informação baseadas nas avaliações dos clientes que ja possuem o produto.

    • Responder
      Equipe Qual Escolher 19/02/2018 às 09:39

      Olá Edson,

      Nós já consideramos alguns comentários de compradores, porém somente com questões recorrentes dos produtos (aquelas que surgem com certa frequência nos depoimentos). Quando existem questões pontuais, não podemos colocar na resenha, mesmo porque outros fatores podem influenciar no problema específico (mau uso do equipamento, não observação das recomendações de instalação/utilização/manutenção descritas no manual etc).

  4. Responder
    Jacob Pereira Cunha 08/01/2018 às 14:46

    Olá, seria possível colocar na comparação o Latina PA355, pois estou de olho nele por ser melhor bem que o PA335 analisado. (PA355 melhor que PA335)
    Parabéns pelo trabalho!

    • Responder
      Equipe Qual Escolher 09/01/2018 às 14:41

      Olá Jacob,

      Sim, iremos adicionar o modelo Latina PA355 ao nosso comparativo, em resposta a sua solicitação. Quando o comparativo for atualizado, lhe avisamos por e-mail!

      Obrigado pelo elogio e confiança!

  5. Responder
    Reinaldo de Assis Pereira 10/12/2017 às 17:23

    Parabens e obrigado pelas informações. Foi o texto com maior numero de comparativos e informações que encontrei sobre a qualidade e a funcionalidade de tantas marcas de aparelhos assim. Grato. Reinaldo

Escreva seu comentário aqui

Comparar produtos
  • Aspiradores de Pó (0)
  • Geladeiras Duplex (0)
  • Vassouras Elétricas (0)
  • Máquinas Lava e Seca (0)
  • Geladeiras Side By Side (0)
  • Purificadores de Água (0)
  • Geladeiras Inverse (0)
  • Robôs Aspiradores de Pó (0)
  • Lava Louças de Piso (0)
  • Máquinas de Lavar (0)
  • Televisores (0)
Gerar comparativo
0