Qual a Melhor Vassoura Elétrica (Aspirador de Pó Vertical) do Mercado?

Afinal, qual a melhor vassoura elétrica do mercado? Fizemos uma análise comparativa de diversos modelos, de diferentes fabricantes, com base em diversos critérios, para facilitar a sua decisão! Leia também abaixo da tabela comparativa e descubra como escolhemos a melhor vassoura elétrica e atribuímos as notas, além de como você pode utilizar os resultados de nossa análise para decidir a sua compra! Afinal, nem sempre o modelo mais caro e mais completo serve para todos, não é mesmo?

  • Menor preço
  • Desempenho
  • Potência
  • Controle de sucção
  • Proteção contra superaquecimento
  • Nível de ruído
  • Características Técnicas
  • Capacidade do reservatório de poeira
  • Filtro HEPA
  • Filtro é lavável
  • Luz auxiliar de limpeza
  • Função 2 em 1
  • Porta-fio
  • Comprimento do cabo de energia
  • Peso
  • Altura
  • Largura
  • Profundidade
  • Acessórios (Bocais)
  • Bocal para pisos
  • Bocal com cerdas
  • Bocal para cantos e frestas

 


 

Introdução

A faxina da casa, para muitos, é uma tarefa tediosa. É preciso cuidar da limpeza mais pesada, retirar a poeira, que traz problemas à saúde, e ainda garantir que cantos e frestas recebam a mesma higienização. Para facilitar todo este trabalho, ter um aspirador de pó vertical (vassoura elétrica) pode ser bastante útil e prático.

O aspirador de pó vertical é mais eficaz que vassouras comuns, e geralmente traz recursos para melhorar o resultado da faxina, como escovas para tecidos. Na hora de escolher um aparelho, porém, é preciso ter atenção a quesitos que farão toda a diferença na execução da tarefa, ao invés de torná-la uma dor de cabeça.

Conheça logo a seguir as características que merecem atenção. Vale ressaltar que esses critérios são também os principais pontos analisados em nossa análise dos principais modelos disponíveis no mercado.

de volta ao índice ↑

Como escolher a melhor vassoura elétrica: os critérios utilizados na análise

de volta ao índice ↑

Desempenho

de volta ao índice ↑

Potência

O primeiro atributo a analisar para a compra de uma vassoura elétrica é a sua potência. No mercado, é possível encontrar modelos de aspiradores de pó verticais com potências baixas, como por exemplo 200 W (Electrolux Airspeed), e outros com potências superiores, como 1000 W (Philco Easy Clean e Philco PH Rapid). Existem também os modelos com potências ainda maiores, como o Mondial AP-25 Brush Carpet (1200 W) e o Philco Upright (2000 W)

A escolha precisa ser realizada de acordo com a necessidade de cada consumidor. Caso a limpeza seja sempre leve, uma vassoura elétrica com potência mais baixa não será problema. Entretanto, caso haja necessidade de higienização de espaços maiores e com resíduos pesados ou acumulados, a força superior do aparelho será mais eficaz que a primeira.

É preciso considerar também o preço do mercado. Por vezes, aspiradores com grande diferença de potência têm preços muito semelhantes. Considerando também outros aspectos, pode ser mais interessante a compra do mais potente, prevendo eventualidades.

de volta ao índice ↑

Controle de sucção

O controle de sucção é outra característica interessante para ponderação. Apesar de não ser essencial, a opção permite a mudança da força de sucção de acordo com a superfície que será limpa. Isso garante a aspiração ideal e cuidado principalmente com áreas mais delicadas.

de volta ao índice ↑

Nível de ruído

Já em relação ao nível de ruído do aparelho, é interessante que ele não seja maior que 95 decibéis (dB). Nesta faixa de medição, o som se assemelha aos barulhos do tráfego intenso ou à sirene dos carros de polícia, sendo suportável mesmo que por uso prolongado do aspirador.

Se maior que isso, porém, o ruído provavelmente trará incômodo e até mesmo desconforto no ouvido. Assim, é importante verificar o nível no selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) que cada produto deve possuir.

Vale lembrar que a escala em que valores de ruído são fornecidas pelos fabricantes (decibéis – dB) é logarítmica. Portanto, mesmo diferenças que aparentam ser “pequenas”, como de 80 para 85 ou 85 pra 90 dB, são na verdade, relativamente grandes pelo que representam.

Sendo assim, modelos como o Philco Ciclone Force (78 dB), Electrolux Ergorápido (81 dB) e o Wap Silent Speed (83 dB) levam alguma vantagem sobre Britânia Dust Off (93 dB) e Philco Upright (88 dB), por exemplo.

de volta ao índice ↑

Proteção contra superaquecimento

Falando do desempenho, a proteção contra superaquecimento é o último item a ser considerado.

É comum em diversos modelos, das mais variadas marcas, que o uso ininterrupto do aspirador de pó vertical cause aquecimento do aparelho. Nessas situações, ele deve desligar-se sozinho para que o motor não seja prejudicado.

É importante notar que você deve manter o filtro sempre limpo e esvaziar o reservatório de poeira sempre que possível, para evitar que sua vassoura elétrica se sobreaqueça com maior frequência, impedindo você de relizar sua faxina de forma ininterrupta. Muitos consumidores podem acabar frustrados com o produto por não se atentar a esses pequenos detalhes de manutenção.

de volta ao índice ↑

Características Técnicas

de volta ao índice ↑

Filtro HEPA

O filtro HEPA (High Efficiency Particulate Arrestance) é uma tecnologia empregada em filtros de ar com alta eficiência na separação de partículas. Isto é benéfico para portadores de asma e alergia, porque os filtros HEPA retêm as partículas finas (como pólen e fezes de ácaros) que desencadeiam os sintomas da asma e alergia (retirado da Wikipedia).

Inserido em aspiradores de pó, ele normalmente tem grande eficiência (até 99,97% de retenção de partículas). Vassouras elétricas com esse tipo de filtro, portanto, levam uma boa vantagem.

Contudo, muitas marcas oferecem seus próprios filtros, também laváveis e com boa remoção de partículas.

de volta ao índice ↑

Capacidade do reservatório de poeira

A capacidade do reservatório para resíduos é fundamental para definição do tempo de uso ininterrupto possível do aparelho. Quanto menor o volume do reservatório, menos tempo esta utilização será possível, e o consumidor terá que limpar o compartimento durante a faxina.

Os destaques nesse quesito foram o Philco Upright e o Philco Easy Clean, ambos com 2 litros de capacidade no reservatório, levando boa margem frente aos concorrentes.

de volta ao índice ↑

Comprimento do cabo de energia

Outro ponto a ser considerado na sua decisão de compra de vassoura elétrica é comprimento do cabo de energia. Com pouco comprimento, o aspirador pode demandar a troca de tomada para utilização em um mesmo cômodo, o que está longe do ideal.

Deste modo, fios com pelo menos 4 metros conseguem atender a demanda. Proporção menor que esta costuma ser inconveniente e limitar a mobilidade.

Ainda sobre o cabo de energia, é interessante que a sua vassoura elétrica disponha de um suporte (porta-fio), facilitando a organização e armazenamento do produto.

Vale também ressaltar que existem modelos sem fio (Electrolux Ergorápido), que nesse caso possuem bateria interna para o funcionamento. A vantagem que se ganha em mobilidade é perdida com potência, e também em custo (não só de aquisição, como também recorrente – as baterias precisam ser normalmente repostas a cada 2 anos).

de volta ao índice ↑

Função 2 em 1

Poder contar com dois aliados na limpeza é ótimo, mas ter os dois em um só aparelho é ainda melhor! Assim, vassouras elétricas com a funcionalidade 2 em 1 (utilização como aspirador de pó vertical e de mão/portátil) devem ser sempre a primeira escolha.

A possibilidade de mudança do “formato” de uso é prática e permite a limpeza do piso, superfícies mais altas, tecidos e até do interior de automóveis e de locais de mais difícil acesso que possuem pouco espaço.

de volta ao índice ↑

Medidas e peso

Para que não cause desgaste no corpo devido ao uso prolongado, um bom aspirador de pó vertical precisa ter medidas básicas que contribuam para isso. A primeira é o peso: quanto menor, mais confortável será o uso do aparelho. Um valor de até 2,5 kg deve ser suficiente para a grande maioria das pessoas.

A largura e a profundidade da vassoura elétrica farão diferença principalmente na hora do armazenamento do dispositivo. Até 30 cm para cada uma das medidas pode ser considerado como aceitável.

Já a altura do aparelho (com a haste acoplada para ser utilizado como aspirador vertical) costuma girar em torno de pouco mais de 1 metro. A medida é confortável para pessoas de estatura mediana (até 1,75 m), mas pode trazer dores nas costas e braços para as mais altas. Se for este o caso, é interessante buscar produtos mais compridos, ou adquirir uma extensão extra da haste.

de volta ao índice ↑

Qualidade / Durabilidade

Para que se tornem mais leves, muitas das vassouras elétricas disponíveis no mercado são feitas de plástico. A particularidade não é de todo ruim para a qualidade do produto, mas deve ser considerada na hora da compra do seu novo aliado na limpeza.

Há relatos de clientes que, após impactos mais fortes na estrutura, verificaram trincas e peças soltas em alguns modelos. Por isso, o cuidado na utilização é essencial para a durabilidade dos produtos.

de volta ao índice ↑

Acessórios (Bocais)

Associada a bocais, a vassoura elétrica se torna ainda mais conveniente e versátil. A maioria dos modelos conta com pelo menos dois acessórios: o para piso e carpetes, geralmente com rodinhas que deslizam facilmente; e o bocal para cantos e frestas, mais fino e alongado, que consegue alcançar áreas mais longínquas e entre mobílias.

Há modelos ainda que contam com as escovas de cerda, bastante efetivos para almofadas, tecidos, sofás e outras superfícies acarpetadas. Outros oferecem também bocal para cortina, que consegue limpar a superfície mais delicada deste objeto.

É preciso, assim, considerar a necessidade do uso do aspirador, e verificar qual bocal seria mais interessante para tal.

Já conhecidos os principais pontos de atenção na escolha da vassoura elétrica ideal para você, resta agora saber como se saíram alguns dos modelos mais conhecidos do mercado em nossas análises!

de volta ao índice ↑

Atribuição de notas para determinação da melhor vassoura elétrica

Cada um dos modelos mostrados na tabela comparativa (acima deste artigo) foram analisados conforme os critérios nela mostrados. Além disso, certo peso foi dado aos comentários de compradores, mencionando isso nas resenhas de cada modelo quando apropriado.

Segue aqui a relação de cada seção e qual o “guia” para determinação das notas (todas de 1 a 10):

  • Desempenho: Quanto maior a potência, maior também o poder de sucção da vassoura elétrica. Além disso, certo peso foi dado à existência de um controle de sucção, e níveis abaixo da média referente ao ruído do aparelho.
  • Características Técnicas: O que difere a nota de um aparelho ao outro são justamente as características únicas, que os separam dos concorrentes do mercado: filtro HEPA, função 2 em 1, capacidade do reservatório. Além disso, foi dado preferência aos modelos mais leves, e que possuem comprimento total (com haste) um pouco acima da média dos aparelhos.
  • Qualidade/Durabilidade: Nota dada com base na percepção de qualidade fornecida pela marca, e também com base na nota geral de assistência técnica da marca (que envolve todo os tipos de produtos fabricados), fornecida pelo site Reclame Aqui.
  • Acessórios (Bocais): Quanto mais bocais, maior a nota fornecida, já que a vassoura elétrica ganha em flexibilidade de uso com esse tipo de acessório. Certo peso foi dado para relatos em relação ao uso desses acessórios, quando julgado necessário ou pertinente

A nota final para cada modelo foi determinado pela média das notas individuais em cada um dos aspectos listados acima, gerando assim o ranking para determinação da melhor vassoura elétrica do mercado.

de volta ao índice ↑

Veredito final: a melhor vassoura elétrica

Para lhe ajudar a escolher a melhor vassoura elétrica, elegemos sete produtos de destaque no mercado, de marcas variadas. Comum entre os modelos está a pouca altura da haste vertical, que permite a utilização da vassoura elétrica em pé. Os valores costumam girar em torno de 1 metro (haste + corpo do aspirador), comprimento desconfortável para pessoas de estatura mais alta. Alguns modelos se destacam muito pelos acessórios que oferecem, e outros pela potência.

de volta ao índice ↑

Primeiro Colocado

Dos modelos de vassoura elétrica analisados, o melhor avaliado foi o Philco PH Rapid 1000 W. O aspirador é eficiente na limpeza, com a alta potência de 1000 W e boa quantidade de bocais, que atendem a boa limpeza de cantos, pisos e até superfícies mais delicadas. Possui ainda filtro HEPA, mas não é recomendado para pessoas mais altas, já que possui o menor comprimento total de todos os modelos analisados, quando montado com a haste (0,95 m).

de volta ao índice ↑

Segundo Colocado

O Mondial AP-25 Brush Carpet é um modelo para quem quer ir “um pouco além” dos modelos mais comuns. Ele apresenta um custo mais elevado, mas compensa em boa medida por possuir uma potência um pouco maior aliada a um bocal com escovas rotativas, que lhe confere melhor desempenho na limpeza, principalmente em tapetes e carpetes. Do lado negativo, fica a questão do nível de ruído, mas isso é um elemento do qual não se pode fugir em potências mais elevadas.

Ressaltamos mais uma vez que o resultado desta análise não precisa necessariamente indicar sua compra, daquela que foi eleita por nós como a melhor vassoura elétrica do mercado. Você pode ler as resenhas individuais de cada modelo que preparamos (é só clicar em “leia resenha” no modelo desejado, pela tabela comparativa acima deste artigo) e entender os principais prós e contras de cada um.

O ideal é considerar o aspecto que será mais relevante à sua necessidade:

  • A limpeza objetivada é leve?
  • O uso será prolongado?
  • Você está disposto a carregar um aparelho mais pesado por outro benefício?

Respondidas questões assim, a eleição do seu novo aliado da faxina será mais acertada!

14 Comentários
  1. Excelente resenha, avaliações criteriosas dos equipamentos! Gostei, vou consultá-los sempre para minhas próximas compras. Parabéns pelo trabalho.

  2. Excelente comparação! Obrigado e Parabéns!!!

  3. Adorei a resenha de vcs!!
    Só posso dizer mtooooooo obrigada, continuem fazendo esses comparativos, poucos agradecem mas vcs ajudam muito.

    Só falta fazer um comparativo de fritadeira sem óleo. 😀

    • Responder
      Equipe Qual Escolher 11/06/2018 às 19:16

      Obrigado pelo reconhecimento Thabyta!

      Vamos colocar aqui em nosso controle a sugestão de comparativo para fritadeiras sem óleo. Lhe avisaremos caso essa análise seja publicada!

  4. Olá… li algo sobre o philco “agarrar” os pelos dos tapetes. Observaram isso durante dos testes?

    • Responder
      Equipe Qual Escolher 28/05/2018 às 19:29

      Oi Andrêssa,

      Nossas resenhas não possuem nenhum teste feito por conta própria com os produtos. Porém, nós utilizamos diversas fontes de dados, além de analisarmos materiais de terceiros, comentários de compradores, e contato com os fabricantes, quando necessário. Dessa forma, a resenha pode trazer uma boa base de comparação entre modelos, embora a sua pergunta (da forma como foi feita) não possa ter uma resposta direta.

      De forma geral, o que podemos dizer é que a potência nominal do aparelho possui boa relação direta com sua capacidade de sucção. Isso serve para tapetes, ou qualquer outro tipo de superfície.

  5. Responder
    Margareth Cassimiro 08/03/2018 às 10:33

    Amigos bom dia, gostaria de saber se existe algum modelo de vassoura elétrica sem fio, e se ela realmente pode competir em eficiência com as que tem fiação?

    • Responder
      Equipe Qual Escolher 08/03/2018 às 19:05

      Boa noite Margareth!

      Nós fizemos a análise do Electrolux ERG11, clique aqui para ser direcionada à resenha deste modelo.

      De forma resumida, pode-se fazer a seguinte análise: a potência de um aparelho sem fio está vinculado diretamente à potência da bateria. Ou seja, você não vai encontrar uma vassoura elétrica sem fio com mais de ~50 W de potência, ao passo que os modelos com fio analisados aqui vão até 1000 W. Claro que o poder de sucção não é linearmente relacionado à potência dessa forma, mas certamente a vassoura com fio possui maior eficiência na limpeza que um sem fio.

  6. Preciso saber se tem alguma restrição qto a cabelos, por exemplo na minha casa cai muito

    • Responder
      Equipe Qual Escolher 13/02/2018 às 16:14

      Olá Patricia,

      Queda de cabelos é um problema para qualquer tipo de aspirador de pó. Eles vão se juntando na superfície do filtro ou em outros pontos críticos na passagem de ar, o que pode reduzir a eficiência da limpeza e até aumentar a frequência de desligamentos por superaquecimento.

      A recomendação é para que você fique atenta e realize regularmente a limpeza interna do filtro (e dos bocais também, se necessário). Alguns modelos possuem reservatório transparente, ficando mais fácil observar se existem muitos cabelos acumulados em algum “gargalo” do fluxo de ar.

  7. Pesquisei aqui e comprei a vassoura Philco PH Rapid, avaliada em primeiro lugar. Comprei e adorei. A facilidade na limpeza é enorme. Vale mesmo a pena.

  8. Bom dia, Fiquei preocupado com esta matéria estava pesquisando o Philco Ciclone Force 1000 W é até quase comprando devido a recomendação do site. Mas fui pesquisar as reclamações deste aparelho e pude verificar que são inúmeras as reclamações de que o aparelho tem superaquecimento e desliga em torno de 5 minutos. Será que não foi feito os testes dos equipamento?

    • Responder
      Equipe Qual Escolher 22/01/2018 às 09:43

      Olá André!

      Primeiro: você está misturando os modelos. Nós só temos a resenha do modelo Philco PH Rapid 1000W. O Philco Ciclone Force 1000W ainda não passou por nossa avaliação.

      Segundo: Se procurar em todos os varejistas, você vai encontrar reclamações sobre desligamento em todos os modelos de aspiradores de pó verticais. Obviamente não temos como descobrir o que causou o mal funcionamento nesses aparelhos, porém ficam aqui alguns comentários:

      – Um aspirador de pó vertical não é projetado para limpeza “pesada”. Ele consegue aspirar pó muito bem, mas o vácuo produzido para sucção é inferior aos modelos de aspirador de pó horizontais (os “tradicionais”). Então, dependendo do que você for sugar com um aspirador vertical (tudo que seja além de poeira comum), pode ser que a entrada do filtro fique levemente obstruída, causando assim aquecimento e consequente desligamento do aparelho.
      – O reservatório de sujeira do aspirador de pó vertical normalmente possui volume inferior ao dos aspiradores de pó horizontais. Sendo assim, você precisa esvaziar o reservatório com maior frequência. Além disso, é uma boa recomendação você não esperar o reservatório ficar cheio para então esvaziar, pois quanto mais cheio o reservatório, maior é a chance de a entrada ficar obstruída.
      – Conforme você for utilizando o aspirador, naturalmente a sujeira pode acumular em alguns locais do aparelho, dependendo da construção do mesmo. Leia o manual para saber qual a frequência de limpeza “completa” do aparelho que você deve fazer, de forma a manter o bom funcionamento e prolongar sua vida útil.
      – Aparelhos com tecnologia ciclone ou “ciclônica” (a nomenclatura varia dependendo do modelo) mantém a sujeira acumulada dentro do reservatório “em movimento”, o que pode ajudar um pouco a manter a entrada do filtro desobstruída. Porém, ressalta-se que até nesses aparelhos você encontra alguns comentários dizendo que o produto superaqueceu. De qualquer forma (conforme já explicado), tudo depende de como você vai usar o aspirador e de seu cuidado / frequência na limpeza do mesmo.
      – Localidades com clima muito quente tem maior chance de sofrer com o problema de superaquecimento, pois nesse caso a amplitude de temperatura entre início do trabalho e threshold para desligamento do aparelho (proteção interna) é menor. É algo óbvio, mas nesses lugares o cuidado deve ser redobrado para que o aparelho não fique desligando.
      – Em alguns casos pode ser que o consumidor tenha simplesmente recebido um aparelho, de fato, com defeito de fabricação. Nesse caso, você pode retornar o produto em até 7 dias e solicitar substituição.

      Em suma: se você cuidar bem do aspirador, manter o reservatório sempre com pouca sujeira acumulada, e tomar cuidado com o tipo de sujeira que você está tentando limpar, não terá problema algum comprando um aspirador de pó vertical.

      Esperamos ter ajudado!

Escreva seu comentário aqui

Comparar produtos
  • Aspiradores de Pó (0)
  • Geladeiras Duplex (0)
  • Vassouras Elétricas (0)
  • Máquinas Lava e Seca (0)
  • Geladeiras Side By Side (0)
  • Purificadores de Água (0)
  • Geladeiras Inverse (0)
  • Robôs Aspiradores de Pó (0)
  • Lava Louças de Piso (0)
  • Máquinas de Lavar (0)
  • Televisores (0)
Gerar comparativo
0