Yamaha YAS-209 – Resenha
Qualidade de som | 8.7 |
---|---|
Equalizadores pré-programados | 9 |
Características técnicas | 8 |
Formatos de som surround suportados | 10 |
Conectividade | 8.7 |
Funcionalidades | 8.4 |
- Ótima qualidade de som
- Entrada HDMI que possibilita pass-through nas TVs em 4k@60 Hz
- Suporte ao formato DTS Virtual X, que promove experiência surround mais completa (profundidade e difusão do som em todas as direções e alturas)
- Boa gama de equalizadores pré-programados (entre eles o de “graves mais fortes”)
- Possui integração com Amazon Alexa (comandos por voz)
Avaliação
Design
A soundbar Yamaha YAS-209 apresenta bonito acabamento, em linha com outros modelos em análise. Ou seja, nenhum comentário relevante a ser feito dentro deste quesito.
Conectividade
A soundbar Yamaha YAS-209 possui boa conectividade. Na parte sem fio, ela aceita conexões bluetooth e Wi-Fi (2.4 GHz).
Para conexões com fio, ela dispõe de entrada digital óptica, além de 1 entrada e 1 saída HDMI. É importante mencionar que ela garante possibilidade de uso desta opção de conexão no modo pass-through para sinais de vídeo 4k@60 Hz.
Conectividade
Funcionalidades
A Yamaha YAS-209 não peca na parte de funcionalidades, oferecendo as principais características necessárias em uma boa soundbar.
O controle remoto é bastante prático. A soundbar também responde a comandos através do controle remoto da própria TV (caso ela tenha a tecnologia HDMI-CEC habilitada, e a YAS-209 esteja conectada por HDMI).
Subwoofer é wireless e possui ajuste de volume separado
O subwoofer é conectado sem fio à soundbar. O controle remoto disponibiliza ajuste específico de volume para o subwoofer, que é interessante para regulação específica dos sons graves.
A Yamaha YAS-209 não conta com funcionalidade de tocar músicas a partir de dispositivo USB conectado diretamente na soundbar. Porém, esse é um ponto negativo com o qual muitos usuários não se importam hoje em dia.
A fabricante Yamaha também disponibiliza aplicativo para smartphone, para aqueles que preferem comandar as funções da soundbar desta forma ao invés do controle remoto.
Comandos por voz
Um diferencial deste modelo é a possibilidade de comandar a soundbar através da voz. O equipamento possui integração com a Amazon Alexa, possibilitando diversas operações, desde as mais simples (como pausar/iniciar reprodução) a algumas mais complexas (como selecionar listas de reprodução específicas de smartphone conectado, por exemplo).
Funcionalidades
Qualidade de Som
É na qualidade de som que a soundbar Yamaha 209 se destaca em relação a seus concorrentes.
Este modelo possui muito boa resposta em frequência. Isso significa que ele seus drivers são capazes de reproduzir praticamente toda as faixas de frequência de sons audíveis sem causar grandes distorções. É também importante destacar sua melhor resposta em sons mais graves, em relação (por exemplo) aos modelos Samsung HW-T555 e HW-T450. Assim, ela se torna uma opção preferível para aqueles consumidores que procuram melhor “preenchimento” nessas frequências mais baixas.
Da mesma forma, a Yamaha 209 possui menor distorção harmônica (THD) em comparação com os outros modelos analisados. Isso significa que ela possui melhor capacidade de reprodução de cada frequência sem geração de sons em frequências similares. Ou seja, ela consegue se manter mais “fiel” ao som original da fonte.
Apesar das boas qualidades já explicadas de desempenho, é necessário chamar a atenção para um pequeno ponto negativo: ambos modelos Samsung analisados (HW-T555 e HW-T450) conseguem reproduzir sons em volume mais alto em comparação à Yamaha 209 (e sem gerar grandes distorções na reprodução). Assim, para quem faz questão de utilizar ao máximo a potência sonora da soundbar (ou a pretende utilizar para festas, por exemplo), a Yamaha 209 pode não ser a melhor opção. Isto não significa, no entanto, que este modelo não consiga reproduzir som suficientemente alto para uma sala grande.
Qualidade de Áudio
Som surround com suporte ao DTS Virtual X
O som surround também merece destaque na Yamaha YAS-209. Ela é uma das poucas soundbars com suporte ao formato DTS Virtual X, que basicamente simula a mesma experiência de som de um sistema Home Theater completo, com sons vindos de todas as direções e também em diferentes alturas.
O resultado ao ativar essa funcionalidade exclusiva com som surround DTS Virtual:X é bastante satisfatório. A percepção é de que o som possui outras fontes além do soundbar e do subwoofer, como se existissem um sistema surround completo. Claro, o ponto negativo com esse sistema ativado torna-se uma sensível piora na qualidade do som, com adição considerável de artefatos antes inexistentes.
A Yamaha YAS-209 também oferece suporte aos formatos “básicos” Dolby Digital e DTS Digital Surround.
Formatos de Som surround suportados
Equalizadores Pré-programados
Como forma a garantir maior flexibilidade de uso e configurações específicas de acordo com o conteúdo sonoro, a Yamaha YAS-209 oferece alguns equalizadores de som pré-programados, conforme mostrado abaixo.
Equalizadores pré-programados
Os destaques vão para os equalizadores que deixam diálogos mais claros (Clear Voice), bem como o modo de deixar os sons graves mais fortes (Bass Extension).
Características Técnicas
A potência nominal fornecida pela Yamaha YAS-209 é de 200 W (100 W da soundbar + 100 W do subwoofer). O diâmetro do transdutor do subwoofer é de 160 mm.
Os valores de potência total não são muito altos, e conforme relatado na seção de qualidade de som, de fato existem modelos melhores neste quesito.
Características Técnicas
Veredito
- Ótima qualidade de som
- Entrada HDMI que possibilita pass-through nas TVs em 4k@60 Hz
- Suporte ao formato DTS Virtual X, que promove experiência surround mais completa (profundidade e difusão do som em todas as direções e alturas)
- Boa gama de equalizadores pré-programados (entre eles o de “graves mais fortes”)
- Possui integração com Amazon Alexa (comandos por voz)
- Graves não muito potentes
- Potência sonora deixa um pouco a desejar
- Não toca músicas a partir de dispositivo USB conectado na soundbar
Clique aqui para ver a tabela comparativa de todos os modelos analisados
Não foi feito nenhum comentário ainda.