JBL SB160 – Resenha
R$1.499,90
Avaliação
Design
A soundbar JBL SB160 apresenta excelente acabamento, se mostrando como um modelo diferenciado neste ponto.
Conectividade
Nas opções sem fio, a JBL SB160 disponibiliza somente bluetooth.
Para conexões cabeadas, as opções são a entrada digital óptica, além de 1 entrada e 1 saída (ARC) do tipo HDMI. Ela possibilita, assim, o pass-through de sanais de vídeo, embora não o consiga realizar em 4k@60Hz, o que pode limitar seu uso.
Conectividade
Funcionalidades
Por ser um modelo “de entrada” da marca a JBL SB160 não oferece muitas funcionalidades.
O fato de possuir conexão via HDMI a possibilita ser comandada por controle remoto de outros aparelhos conectados desta forma (HDMI-CEC).
Outro ponto que merece menção (porém algo “padrão” nas soundbars modernas) é a conexão wireless do subwoofer, que facilita sua disposição no ambiente sem necessidade de fios adicionais (fora o cabo de energia). Porém, é importante mencionar que não existe possibilidade de controlar o volume (separadamente) do subwoofer para sons graves, o que pode ser visto como um ponto negativo de relevância.
Todas as outras funcionalidades pesquisadas (e que estão presentes em alguns dos modelos analisados), como reprodução de música a partir de dispositivo USB, não são disponibilizadas na JBL SB160.
Funcionalidades
Qualidade de Som
Com toda a gama de músicas e vídeos utilizados para teste, pode-se dizer que a qualidade de som produzido pela JBL SB160 é muito boa, o que surpreende, uma vez que não é um modelo que possa ser considerado “caro demais”.
O principal destaque é, sem dúvida nenhuma, os graves (como é característico da marca). Essa faixa mais baixa de frequência dá uma assinatura de som bastante forte, mas que não prejudica as faixas médias e agudas. Ou seja, a resposta em frequência é muito boa, assim como apresenta relativa baixa distorção harmônica total.
O volume máximo também não deixa a desejar. O som preenche bem o ambiente de uma sala média, embora nos níveis mais altos possa se perceber certo nível de distorção. Os modelos da Samsung (HW-T450 e HW-T555), além do Yamaha 209 parecem se sair melhor sob este aspecto.
Qualidade de Áudio
Som surround só suporta Dolby Digital
Sobre a funcionalidade de som surround, a JBL SB160 não impressiona. A simulação de outras fontes de áudio ao som original pode ser considerada inferior aos outros modelos já citados.
Um ponto negativo adicional a ser mencionado é que ela não suporta o formato DTS Digital Surround, presente na maioria dos modelos analisados. Embora isso possa não ser relevante para a maioria dos usuários não tão exigentes, esse formato possui menor compactação dos arquivos de áudio (ou seja, teoricamente possui melhor definição quando comparado ao Dolby Digital).
Formatos de Som surround suportados
Equalizadores Pré-programados
Como forma a garantir maior flexibilidade de uso e configurações específicas de acordo com o conteúdo sonoro, a JBL SB160 oferece alguns equalizadores de som pré-programados, conforme mostrado abaixo.
Equalizadores pré-programados
Ou seja, a JBL SB160 oferece opções “básicas” de equalizadores, sem diferenciais como o modo de extensão de graves do Yamaha YAS-209 ou o adaptativo ao tipo de conteúdo dos modelos Samsung HW-T450 e HW-T555.
Características Técnicas
A potência nominal fornecida pela JBL SB160 (soundbar e subwoofer) não é fornecida pelo fabricante, que disponibiliza somente valores RMS. Assim, não é possível uma comparação direta (em valores) com os outros modelos analisados.
O diâmetro do transdutor do subwoofer é de 133mm, que é um valor relativamente baixo.
Conforme já descrito na seção de qualidade de som, a potência sonora (percebida) da JBL SB160 é relativamente inferior ao outros modelos já citados na análise.
Já em relação ao subwoofer, mesmo com driver relativamente pequeno, gera excelentes sons graves, a tornando uma excelente opção para quem gosta de realçar esta faixa de frequência (importante, por exemplo, em filmes de ação).
Características Técnicas
Veredito
- Qualidade de som muito boa
- Sons graves bastante marcantes
- Não possibilita ajuste de volume dos sons graves (subwoofer)
- Não suporta leitura de áudio codificada em formato DTS Digital Surround
- Simulação de som surround poderia ser melhor
- Não toca músicas a partir de dispositivo USB conectado na soundbar
Clique aqui para ver a tabela comparativa de todos os modelos analisados
Não foi feito nenhum comentário ainda.