Samsung Q80T – Resenha

Adicionar este modelo à sua comparação detalhada
8
Nota da redaçãoLer análise
Produto classificado na posição n° 22 na categoria TV
Qualidade de imagem (principal)7.8
Luminosidade e cores7.8
Qualidade de imagem (complementar)9
Performance em modo HDR7.8
Movimentos em cenas8
Conectividade e suporte a formatos7.5
Características de TV Smart7.5
Custo-benefício7

Avaliação

A Samsung Q80T é da mesma série (lançada em 2020) dos modelos Q60T e Q70T. Logo, essas resenhas são similares entre si, com pequenas modificações de valores quando necessário ao longo do texto.

Qualidade de vídeo (aspectos principais)

A Samsung Q80T é um modelo de tecnologia QLED, sucessor do modelo Q80R.

Contraste relativamente baixo, quando comparado a modelos similares

Com relação ao contraste medido na tela, este valor alcança a marca de 3042 : 1. Considerando outros modelos de mesma tecnologia, é um valor considerado relativamente baixo, porém com uma explicação plausível que será esclarecida logo a seguir.

Painel do tipo VA com retroiluminação full-array

O painel da Samsung Q80T, assim como a maioria dos modelos da fabricante, do tipo VA (alinhamento vertical). O grande destaque vai para a retroiluminação do painel de LED, que é do tipo full-array.

Esta última característica garante a boa eficácia da funcionalidade de local dimming presente no modelo, que faz com que “grupos” de LEDs possam ter sua luminosidade reduzida em relação a outros (dependendo da cena), aumentando significativamente o contraste. Em medição controlada, o contraste com a função de local dimming chega a 4225 : 1.

Ou seja, mesmo embora o contraste medido da tela não chegue próximo a outros modelos da mesma série Q60T e Q70T, ele ainda é muito superior a modelos que possuem painel do tipo IPS, como os modelos LG NANO81 e NANO86.

Pixel BGR

Ao contrário da maioria dos modelos de painel VA (com pixel em estrutura RGB), a Q80T possui estrutura de pixel na ordem BGR (blue, green, red).

Essa troca de posição entre os componentes azul e vermelho de posição ocasiona uma pequena desvantagem na exibição de texto pequeno na tela, prejudicando a leitura a depender do caso.

Qualidade de imagem (principais aspectos)

Resolução máxima da tela
4k (3840 x 2160)
Tecnologia
QLED
Tipo de painel LCD
VA
Estrutura de pixels
BGR
Backlight (retroiluminação)
full-array
Local dimming
Contraste medido
3042 : 1
Contraste com local dimming
4225 : 1

Luminosidade e Cores

Em termos de luminosidade máxima da tela, a Samsung Q80T apresenta valores muito bons no modo SDR. No teste de luminosidade em área ocupando 2% da tela, o valor alcançado foi de 529 nits, enquanto no de 100% da área da tela, mediu-se 422 nits.

Estes valores são mais que suficientes para a tela conseguir “iluminar o suficiente” inclusive em ambientes com muita luminosidade natural, retendo os detalhes das cenas quando necessário.

Samsung Q80T - vista frontal

A TV Samsung Q80T apresenta luminosidade acima da média, porém fica sensivelmente atrás dos melhores modelos neste quesito

No modo HDR, os valores de luminosidade máxima da tela em áreas de 2% e 100% da tela são de, respectivamente, 522 e 436 nits. Ou seja, são valores de luminosidade muito próximos aos apresentados no modo SDR.

Para o modo HDR (em que a capacidade de realçar detalhes através de alta luminosidade é muito importante), esses valores medidos podem ser considerados “bons”, porém ainda sensivelmente inferiores a modelos que atingem mais de 700 nits, como o Sony 955G.

Boa gama de cores

Uma das características marcantes dos modelos QLED da Samsung é possuir uma gama de cores acima da média.

No caso da Q80T, os níveis de preenchimento dos espaços de cores padronizados DCI-P3 e Rec 2020 foram de, respectivamente, 88% e 66% (que são valores considerados bons).

Na combinação do bom resultado da gama de cores, com a luminosidade máxima da tela em modo HDR relativamente boa (porém não ótima), a conclusão sobre o desempenho de exibição de conteúdo HDR é “muito bom”. Embora a luminosidade da tela em modo HDR não atinja valores excepcionais, a combinação de todos os fatores que envolvem a exibição da tela configura uma imagem com boas cores e relativa boa capacidade de gerar destaques pequenos nas cenas.

Luminosidade e Cores

Pico de luminosidade no modo SDR - área de 2%
529 nits
Pico de luminosidade no modo SDR - área de 100%
422 nits
Pico de luminosidade no modo HDR - área de 2%
522 nits
Pico de luminosidade no modo HDR - área de 100%
436 nits
Profundidade de cores
10 bits
Wide Color Gamut
Cobertura espaço de cores DCI-P3 (aproximado)
88 %
Cobertura espaço de cores Rec.2020 (aproximado)
66 %

Qualidade de Imagem (Aspectos Complementares)

A qualidade do painel da Samsung Q80T é relativamente boa. No teste de uniformidade de cinza, as bordas da imagem são levemente mais escuras, bem como existem pequenas “manchas” através de toda a tela (que pode tornar perceptível o efeito de tela suja – dirty screen effect), porém em escala pouco perceptível, principalmente em cenas mais escuras.

Exibição de preto também pode ser considerada boa

Embora o desempenho no teste de exibição de preto em toda a tela não seja tão bom quanto dos modelos da mesma série Q60T e Q70T, a Q80T exibe uma tela com boa uniformidade, sem artefatos de imagem muito aparentes. Ou seja, o resultado pode ser considerado bom, o que garante imagens escuras com bom nível de detalhe, sem “vazamentos” de iluminação significativos.

Samsung Q80T - vista em perfil

Samsung Q80T vista em perfil

Samsung Q80T - borda

Detalhe das bordas externas da Samsung Q80T

Bom ângulo de visão é o grande destaque

Conforme explicado no artigo principal de escolha de smart TVs, o ângulo de visão possível em uma tela de painel VA é relativamente limitado. Porém, a Samsung Q80T possui uma camada específica na tela (Ultra Viewing Angle) que, se pelo lado negativo diminui um pouco o contraste da tela, melhora a visibilidade mesmo ao se observar a televisão em ângulo.

Ou seja, este modelo possui uma boa vantagem frente a todos os outros modelos de painel VA, ao garantir visibilidade em ângulo similar a modelos de painel IPS, como a LG NANO81 e NANO86.

Aspectos complementares de imagem

Uniformidade de cinza
boa
Uniformidade de preto
boa
Ângulo de visão
bom
Refletividade da tela
muito pouca
Retenção temporária de imagem
inexistente

Movimentos em cenas

A Samsung Q80T possui um painel relativamente rápido, com transição completa de quadros em 10,1 ms.

Esta faixa de valor na transição completa de seus pixels é suficientemente rápida para evitar percepção de surgimento de “rastro” em cenas de movimento muito rápidas (motion blur).

Se, por um lado, a resposta rápida do painel evita o motion blur, essa mesma característica pode causar percepção de “mudança abrupta” nas cenas, quando o conteúdo possui baixa taxa de quadros (chamado de stuttering). Porém, para contornar este problema, o modelo oferece funcionalidade de interpolação de quadros, tanto em 30p quanto 60p.

Painel nativo de 120 Hz

A frequência de atualização nativa do painel é de 120 Hz. Assim, ela pode ser utilizada para conteúdos que exijam (ou que sejam melhor exibidos) em taxas mais altas de quadros por segundo.

Opção de atualização variável de taxa de quadros

Aliado à maior frequência nativa do painel, a Q80T possui opção disponível para ajustar a taxa de atualização do conteúdo na tela à fonte de imagem (bem como é compatível com FreeSync). Ou seja, ela garante sempre a melhor taxa de frames de forma a evitar o aparecimento de artefatos indesejados em cenas com movimentos rápidos.

Baixo input lag

O input lag do painel é baixo (em torno de 10 ms no modo jogo), o que é um ponto interessante para quem pretende utilizar a TV em games online.

Movimentos em cenas

Tempo de resposta 100%
10.1 ms
Frequência de atualização do painel (nativa)
120 Hz
Input lag 1080p @ 60Hz (modo jogo)
10.1 ms
Input lag 4k @ 60Hz (modo jogo)
9.8 ms

Conectividade e Suporte a Formatos

Na parte de conectividade, a Samsung Q80T oferece 4 entradas do tipo HDMI e 2 entradas USB. Nenhuma das entradas USB é do tipo 3.0.

Sem interfaces de fácil acesso

Outro ponto negativo é o fato de que, embora algumas interfaces estejam dispostas lateralmente em relação à posição da tela, elas não são de fácil acesso (para que os fios fiquem todos escondidos). Ou seja, não existem interfaces que possam ser consideradas laterais e de fácil acesso.

O modelo também oferece conectividade bluetooth, para conexão de periféricos compatíveis.

Organizador de fios

Um pequeno ponto positivo adicional é o fato de a TV possuir “caminho específico” para esconder/organizar a fiação conectada, o que torna o visual da sala mais “limpo”.

Interface HDMI 2.1

Uma característica específica da Samsung Q80T é possuir uma das entradas HDMI na versão 2.1.

Conectividade

USB lateral
-
USB traseira
2
Possui USB 3.0
HDMI lateral
-
HDMI traseira
4
Possui ao menos 1 entrada HDMI v2.1
HDCP 2.2
Saída ótica de áudio
1
Ethernet (LAN)
1
Bluetooth
Audio Return Channel (ARC)
1
Saída de audio analógico 3.5mm
-
Wi-Fi 2.4/5 GHz

Suporte padrão a HDR

A Samsung Q80T possui suporte aos padrões básicos de formatos HDR.

Suporte a formatos HDR

HDR10
HDR10+
HLG
Dolby Vision

Características de TV Smart

Assim como em toda a linha Samsung, a Q80T também utiliza o sistema próprio da fabricante: o Tizen OS. Ele possui todos os principais aplicativos e é de fácil utilização, assim como os sistemas de outros fabricantes (Android TV e WebOS).

Samsung Q80T - aplicativos

Disposição dos aplicativos da Samsung Q80T na interface Tizen

Controle remoto universal e com assistente de voz

O controle remoto da Samsung Q80T é bastante prático. Ele facilita bastante a navegação pela interface de usuário e acesso aos aplicativos, além de possuir a característica de ser “universal”, podendo controlar periféricos (compatíveis) conectados à TV também.

Samsung Q80T - controle remoto

O controle remoto da Samsung Q80T, além do comando por voz possui atalhos para os aplicativos Netflix, Amazon Prime Video e Globoplay

Embora o controle remoto não possua funcionalidade de air mouse (ponteiro na tela), ele possui boa gama de comandos por voz (assistentes Bixby e Alexa). Através deste assistente, é possível realizar diversas ações, como alterar a entrada HDMI, ordenar execução/pausa de um vídeo, entre outros.

Outras funcionalidades “básicas” de smart TVs também estão disponíveis. São o caso de espelhamento da tela do smartphone (ou exibição do conteúdo do smartphone diretamente na TV), além de utilização do smartphone como controle remoto da TV (através do aplicativo Smart Things, que possibilita conexão a outros eletrodomésticos compatíveis da mesma fabricante).

Características de TV Smart

Sistema operacional
Tizen OS
Controle remoto com air mouse (ponteiro na tela)
Controle remoto com comandos de voz
Aplicativo para smartphone como controle remoto
Espelhamento de tela do smartphone na TV
Reproduz arquivos (áudio e vídeo) a partir de entrada USB

Veredito

8Nota da redação
Ótimo modelo
A Samsung Q80T oferece um ótimo conjunto de características que lhe garante qualidade de imagem muito boa, além de possuir painel de boa velocidade de transição de quadros. Embora o seu nível de contraste da tela seja relativamente menor em relação aos melhores modelos que utilizam o mesmo tipo de painel VA, ela traz uma camada específica que melhora a visibilidade da tela em ângulo avançado, garantindo assim um diferencial importante. Ou seja, para quem possui orçamento disponível e não abre mão da qualidade de imagem com a tela vista em ângulo, é uma ótima opção.
Qualidade de imagem (principal)
7.8
Luminosidade e cores
7.8
Qualidade de imagem (complementar)
9
Performance em modo HDR
7.8
Movimentos em cenas
8
Conectividade e suporte a formatos
7.5
Características de TV Smart
7.5
Custo-benefício
7
Prós
  • Ótimo contraste, garantindo boa qualidade de imagem
  • Boa gama de cores
  • Organizador de fios (conexão de periféricos)
  • Painel sem grandes imperfeições
  • Boa luminosidade da tela em modo SDR e HDR
  • Imagem não distorce muito com a tela vista em ângulo
  • Painel nativo de 120 Hz
  • Transição rápida de quadros (aprox. 10 ms)
Contras
  • Não possui interfaces de conexão laterais de fácil acesso
  • Contraste medido da tela (embora alto) é inferior a modelos de painel VA de maior custo
  • Pixel em estrutura BGR

Clique aqui para ver a tabela comparativa de todos os modelos analisados

Os dados utilizados nesta resenha para medição de contraste, luminosidade, gama de cores, tempo de resposta e input lag foram retirados da análise feita pelo site RTINGS – modelo norte americano Samsung série Q80T (disponível através deste link). Recomendamos a leitura completa desta resenha adicional, para maiores informações sobre resultados de testes complementares aos expostos aqui neste texto.

Opções de tamanho

A série Q80T da Samsung está disponível em 3 tamanhos: o Samsung QN55Q80T (55 polegadas), Samsung QN65Q80T (65 polegadas) e o Samsung QN75Q80T (75 polegadas).


Dimensões e peso do modelo Samsung QN55Q80T (55 polegadas)

Espessura máxima: 5.4 cm

Altura (sem base): 70.6 cm

Altura (com base): 78.3 cm

Largura: 122.7 cm

Peso (com base): 21 kg


Dimensões e peso do modelo Samsung QN65Q80T (65 polegadas)

Espessura máxima: 5.4 cm

Altura (sem base): 82.9 cm

Altura (com base): 90.5 cm

Largura: 144.6 cm

Peso (com base): 27.8 kg


Dimensões e peso do modelo Samsung QN75Q80T (75 polegadas)

Espessura máxima: 5.4 cm

Altura (sem base): 95.8 cm

Altura (com base): 103.6 cm

Largura: 167 cm

Peso (com base): 40.3 kg

Características/Especificações

Características/Especificações

Modelo: Samsung Q80T

Qualidade de imagem (principais aspectos)

Resolução máxima da tela
4k (3840 x 2160)
Tecnologia
QLED
Tipo de painel LCD
VA
Estrutura de pixels
BGR
Backlight (retroiluminação)
full-array
Local dimming
Contraste medido
3042 : 1
Contraste com local dimming
4225 : 1

Luminosidade e Cores

Pico de luminosidade no modo SDR - área de 2%
529 nits
Pico de luminosidade no modo SDR - área de 100%
422 nits
Pico de luminosidade no modo HDR - área de 2%
522 nits
Pico de luminosidade no modo HDR - área de 100%
436 nits
Profundidade de cores
10 bits
Wide Color Gamut
Cobertura espaço de cores DCI-P3 (aproximado)
88 %
Cobertura espaço de cores Rec.2020 (aproximado)
66 %

Aspectos complementares de imagem

Uniformidade de cinza
boa
Uniformidade de preto
boa
Ângulo de visão
bom
Refletividade da tela
muito pouca
Retenção temporária de imagem
inexistente

Movimentos em cenas

Tempo de resposta 100%
10.1 ms
Frequência de atualização do painel (nativa)
120 Hz
Input lag 1080p @ 60Hz (modo jogo)
10.1 ms
Input lag 4k @ 60Hz (modo jogo)
9.8 ms

Conectividade

USB lateral
-
USB traseira
2
Possui USB 3.0
HDMI lateral
-
HDMI traseira
4
Possui ao menos 1 entrada HDMI v2.1
HDCP 2.2
Saída ótica de áudio
1
Ethernet (LAN)
1
Bluetooth
Audio Return Channel (ARC)
1
Saída de audio analógico 3.5mm
-
Wi-Fi 2.4/5 GHz

Suporte a formatos HDR

HDR10
HDR10+
HLG
Dolby Vision

Características de TV Smart

Sistema operacional
Tizen OS
Controle remoto com air mouse (ponteiro na tela)
Controle remoto com comandos de voz
Aplicativo para smartphone como controle remoto
Espelhamento de tela do smartphone na TV
Reproduz arquivos (áudio e vídeo) a partir de entrada USB

Comentários (0)

Não foi feito nenhum comentário ainda.

Seja o primeiro a comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Qual Escolher
Logo
Comparar produtos
  • Aspiradores de Po (0)
  • Geladeiras Duplex (0)
  • Vassouras Elétricas (0)
  • Máquinas Lava e Seca (0)
  • Geladeiras Side By Side (0)
  • Purificadores de Água (0)
  • Geladeiras Inverse (0)
  • Robôs Aspiradores de Pó (0)
  • Lava Louças de Piso (0)
  • Máquinas de Lavar (0)
  • Televisores (0)
  • Fogões a Gás (0)
  • Caixas de Som Bluetooth (0)
  • Soundbars (0)
  • Geladeiras French Door (0)
  • Esteiras Ergométricas (0)
  • Elipticos (0)
  • Micro-ondas (0)
Gerar comparativo
0