Samsung Q60T – Resenha
Qualidade de imagem (principal) | 8.7 |
---|---|
Luminosidade e cores | 7.2 |
Qualidade de imagem (complementar) | 8.5 |
Performance em modo HDR | 7 |
Movimentos em cenas | 6.5 |
Conectividade e suporte a formatos | 6.7 |
Características de TV Smart | 6.5 |
Custo-benefício | 7.5 |
- Ótimo contraste, garantindo boa qualidade de imagem
- Boa gama de cores
- Organizador de fios (conexão de periféricos)
- Painel sem grandes imperfeições, com destaque para uniformidade de preto muito boa
- Boa luminosidade da tela em modo SDR
Avaliação
A Samsung Q60T é da mesma série (lançada em 2020) dos modelos Q70T e Q80T. Logo, essas resenhas são similares entre si, com pequenas modificações de valores quando necessário ao longo do texto.
Qualidade de vídeo (aspectos principais)
A Samsung Q60T é um modelo de tecnologia QLED, sucessor do modelo Q60R.
Contraste altíssimo
Na Samsung Q60T, um de seus principais destaques é o contraste, que pode ser considerado alto inclusive quando comparado a outros modelos de mesma tecnologia: o valor obtido em medição controlada é de 7000 : 1. Por si só, isto já garante uma boa “base” para gerar uma imagem de boa qualidade.
Ou seja, embora a Samsung Q60T não possua função de local dimming, o seu valor de contraste da tela já é suficientemente alto, de forma que não disponibilizar opção de reduzir a luminosidade do backlight por zonas não possa ser considerado ponto negativo.
Painel do tipo VA com retroiluminação pelas bordas
O painel da Samsung Q60T é, assim como a maioria dos modelos da fabricante, do tipo VA (alinhamento vertical) e apresenta retroiluminação pelas bordas da tela (edge-lit).
Pixel BGR
Ao contrário da maioria dos modelos de painel VA (com pixel em estrutura RGB), a Q60T possui estrutura de pixel na ordem BGR (blue, green, red).
Essa troca de posição entre os componentes azul e vermelho de posição ocasiona uma pequena desvantagem na exibição de texto pequeno na tela, prejudicando a leitura a depender do caso.
Qualidade de imagem (principais aspectos)
Luminosidade e Cores
Em termos de luminosidade máxima da tela, a Samsung Q60T apresenta valores relativamente bons no modo SDR. No teste de luminosidade em área ocupando 2% da tela, o valor alcançado foi de 252 nits, enquanto no de 100% da área da tela, mediu-se 472 nits.
Neste caso, o valor relativamente baixo para o teste de 2% da área da tela relativamente baixo se deve por função própria do modelo de reduzir a luminosidade da tela quando a cena é predominantemente escura.
No modo HDR, os valores de luminosidade máxima da tela em áreas de 2% e 100% da tela são de, respectivamente, 254 e 473 nits. Ou seja, são valores de luminosidade muito próximos aos apresentados no modo SDR.
Porém, para o modo HDR (em que a capacidade de realçar detalhes através de alta luminosidade é muito importante), esses valores medidos não podem ser considerados nada mais que razoáveis.
Boa gama de cores
Uma das características marcantes dos modelos QLED da Samsung é possuir uma gama de cores acima da média.
No caso da Q60T, os níveis de preenchimento dos espaços de cores padronizados DCI-P3 e Rec 2020 foram de, respectivamente, 85% e 63% (que são valores considerados bons).
Na combinação do bom resultado da gama de cores, com a luminosidade máxima da tela em modo HDR apenas mediana, a conclusão sobre o desempenho de exibição de conteúdo HDR é “acima da média”, porém nada de espetacular. Conforme já mencionado, em HDR uma luminosidade acima de 600-700 nits é essencial para produzir bom destaque nas cenas.
Luminosidade e Cores
Qualidade de Imagem (Aspectos Complementares)
A qualidade do painel da Samsung Q60T é boa. Isso porque no teste de uniformidade de cinza, as bordas da imagem são levemente mais escuras, porém essa diferença e pouco perceptível, e não deve incomodar muito na exibição de tons parecidos em grande área da tela. Ou seja, o dirty screen effect (conforme explicado no artigo principal para escolha de smart TVs) não deve ser um problema neste modelo.
Exibição de preto praticamente perfeita
Se na uniformidade de cinza a Samsung Q60T já apresenta bons resultados, no de uniformidade de preto o resultado é melhor ainda. Em termos práticos, significa que a tela mantém detalhes perceptíveis, mesmo em cenas predominantemente escuras, sem causar distorções, ou “vazamentos” de iluminação significativos.
Ângulo de visão segue o padrão de modelos de painel VA
Conforme explicado no artigo principal de escolha de smart TVs, o ângulo de visão possível em uma tela de painel VA é relativamente limitado. Na Samsung Q60T, esse padrão se mantém, o que garante distorções significativas em cores e níveis de preto, já em torno de 25°.
Modelos de painel IPS (como LG NANO81 e NANO86, além de painéis VA com características específicas para contornar o problema – como o Samsung Q80T), possuem melhor desempenho neste quesito.
Aspectos complementares de imagem
Movimentos em cenas
A Samsung Q60T possui um painel com transição relativamente lenta de quadros: são 18,2 ms para uma transição completa de cena.
Esta faixa de valor na transição completa de seus pixels pode causar surgimento de “rastro” em cenas de movimento muito rápidas (motion blur).
Se, por um lado, a resposta relativamente lenta do painel pode causar motion blur, essa mesma característica garante bom desempenho em conteúdo com número baixo de quadros por segundo (como filmes, em 24p), ao exibir essas cenas com pouco/nenhum stuttering. Ou seja, não existe sensação de “mudança abrupta” entre um quadro e outro.
Painel nativo de 60 Hz
A frequência de atualização nativa do painel da Samsung Q60T é de 60 Hz. Ou seja, pode ser uma característica indesejada para quem pretende utilizar a TV para games/PC, porém suficiente para a maioria dos usuários restantes.
Baixo input lag
O input lag do painel é baixo (em torno de 10 ms no modo jogo), o que é um ponto interessante para quem pretende utilizar a TV em games online.
Movimentos em cenas
Conectividade e Suporte a Formatos
Na parte de conectividade, a Samsung Q60T oferece 3 entradas do tipo HDMI e 2 entradas USB. Nenhuma das entradas USB é do tipo 3.0.
Sem interfaces de fácil acesso
Outro ponto negativo é o fato de que, embora algumas interfaces estejam dispostas lateralmente em relação à posição da tela, elas não são de fácil acesso (para que os fios fiquem todos escondidos). Ou seja, não existem interfaces que possam ser consideradas laterais e de fácil acesso.
O modelo também oferece conectividade bluetooth, para conexão de periféricos compatíveis.
Organizador de fios
Um pequeno ponto positivo adicional é o fato de a TV possuir “caminho específico” para esconder/organizar a fiação conectada, o que torna o visual da sala mais “limpo”.
Conectividade
Suporte padrão a HDR
A Samsung Q60T possui suporte aos padrões básicos de formatos HDR.
Suporte a formatos HDR
Características de TV Smart
Assim como em toda a linha Samsung, a Q60T também utiliza o sistema próprio da fabricante: o Tizen OS. Ele possui todos os principais aplicativos e é de fácil utilização, assim como os sistemas de outros fabricantes (Android TV e WebOS).
Controle remoto universal e com assistente de voz
O controle remoto da Samsung Q60T é bastante prático. Ele facilita bastante a navegação pela interface de usuário e acesso aos aplicativos, além de possuir a característica de ser “universal”, podendo controlar periféricos (compatíveis) conectados à TV também.
Embora o controle remoto não possua funcionalidade de air mouse (ponteiro na tela), ele possui boa gama de comandos por voz (assistentes Bixby e Alexa). Através deste assistente, é possível realizar diversas ações, como alterar a entrada HDMI, ordenar execução/pausa de um vídeo, entre outros.
Outras funcionalidades “básicas” de smart TVs também estão disponíveis. São o caso de espelhamento da tela do smartphone (ou exibição do conteúdo do smartphone diretamente na TV), além de utilização do smartphone como controle remoto da TV (através do aplicativo Smart Things, que possibilita conexão a outros eletrodomésticos compatíveis da mesma fabricante).
Características de TV Smart
Veredito
- Ótimo contraste, garantindo boa qualidade de imagem
- Boa gama de cores
- Organizador de fios (conexão de periféricos)
- Painel sem grandes imperfeições, com destaque para uniformidade de preto muito boa
- Boa luminosidade da tela em modo SDR
- Painel nativo de 60 Hz (importante para utilização em games/PC)
- Não possui interfaces de conexão laterais de fácil acesso
- Visão em ângulo limitada
- Luminosidade da tela para o modo HDR não oferece possibilidade de gerar grandes destaques nas cenas
- Pixel em estrutura BGR
- Transição de quadros relativamente lentas
Clique aqui para ver a tabela comparativa de todos os modelos analisados
Os dados utilizados nesta resenha para medição de contraste, luminosidade, gama de cores, tempo de resposta e input lag foram retirados da análise feita pelo site RTINGS – modelo norte americano Samsung série Q60T (disponível através deste link). Recomendamos a leitura completa desta resenha adicional, para maiores informações sobre resultados de testes complementares aos expostos aqui neste texto.
Opções de tamanho
A série Q60T da Samsung está disponível em 2 tamanhos: o Samsung QN50Q60T (50 polegadas) e o Samsung QN55Q60T (55 polegadas).
Dimensões e peso do modelo Samsung QN50Q60T (50 polegadas)
Espessura máxima: 5.7 cm
Altura (sem base): 64.2 cm
Altura (com base): 72 cm
Largura: 111.6 cm
Peso (com base): 13.1 kg
Dimensões e peso do modelo Samsung QN55Q60T (55 polegadas)
Espessura máxima: 5.7 cm
Altura (sem base): 70.5 cm
Altura (com base): 78.3 cm
Largura: 123 cm
Peso (com base): 17.4 kg
Não foi feito nenhum comentário ainda.