LG NANO81 – Resenha
Qualidade de imagem (principal) | 6.4 |
---|---|
Luminosidade e cores | 7 |
Qualidade de imagem (complementar) | 6.3 |
Performance em modo HDR | 6 |
Movimentos em cenas | 7.2 |
Conectividade e suporte a formatos | 7.1 |
Características de TV Smart | 7.5 |
Custo-benefício | 6.5 |
- Boa gama de cores (apesar de inferior a modelos QLED da Samsung)
- Boa uniformidade de cinza
Avaliação
A LG NANO81 é da mesma família e geração do modelo LG NANO86. Assim, as resenhas são basicamente iguais, fazendo-se ajustes nos valores de medições e comentários pertinentes ao modelo específico, quando necessário.
Qualidade de Vídeo (Aspectos Principais)
A LG NANO81 é uma TV do tipo LED, com painel LCD do tipo IPS (In-plane switching, ou comutação de plano).
Apesar de este tipo de painel proporcionar melhor visão da TV em um ângulo de visão maior, ela não oferece contraste muito alto. Como o contraste é a principal especificação determinante na qualidade de imagem (conforme explicado em nosso guia para escolha de TV), a LG NANO81 acaba deixando uma percepção não muito boa neste quesito.
O painel da LG NANO81 possui retroiluminação LED do tipo edge (pelas bordas da TV), o que contribui para que sua funcionalidade de produzir pretos locais em cenas escuras não funcione muito bem. A mudança de contraste medido sem (1313 : 1) e com (1355 : 1) a função de local dimming ativada é bem pequena.
Contraste baixo prejudica a qualidade de imagem geral
A consequência do relativo baixo contraste é que este modelo da LG perde um pouco em sua capacidade de definição em detalhes para espectadores mais exigentes.
Em uma sala com pouca iluminação, essa diferença (em relação a um modelo de painel VA, como o Samsung Q60T, por exemplo) se torna mais facilmente perceptível. Porém, em ambientes com muita iluminação, o contraste tende a perder em relevância.
Qualidade de imagem (principais aspectos)
Luminosidade e Cores
A luminosidade da tela do modelo LG NANO81 em modo de imagem SDR pode ser considerado como relativamente baixa. Porém, a medição de luminosidade máxima em 270 nits é levemente superior a modelos de entrada da concorrente Samsung, como o TU7000 e TU8000.
Já em modo HDR, ela mostra luminosidade um pouco superior, com máximo de 341 nits. Como este não é um modelo entre os mais caros do mercado, é um valor considerado razoável, embora bem abaixo de modelos como o Sony 955G.
Gama de cores razoavelmente boa
A capacidade de reproduzir boa gama de cores (por um custo não muito alto) talvez seja o principal ponto positivo da LG NANO81, com sua tecnologia NanoCell.
Os valores medidos de cobertura dos espaços de cores DCI-P3 (em 81%) e Rec 2020 (em 59%) os colocam, nesse quesito, no mesmo patamar de modelos mais caros, como os já citados Sony X955G e série QLED Samsung (Q60T, Q70T e Q80T).
Mesmo apresentando boa gama de cores, é importante ressaltar que modelos NanoCell mais antigos (como o LG SM8600) possuem gama de cores ligeiramente mais ampla.
Luminosidade e Cores
Qualidade de Vídeo (Aspectos Complementares)
O painel da LG NANO81 possui boa uniformidade ao exibir um mesmo tom de cor por toda a tela (uniformidade de cinza). As bordas são levemente mais escuras que o centro da tela (o que ocorre com praticamente todos os modelos).
Muito pouco pode se perceber de “manchas” na parte central da tela, de forma que o surgimento de “tela suja” (dirty screen effect) não seja facilmente observado, o que é positivo.
Uniformidade de preto bastante ruim
No teste de exibição de preto por toda a tela, a LG NANO81 apresenta resultado bastante ruim.
A tela exibe muito vazamento de backlight (inclusive na parte central), o que certamente compromete principalmente a reprodução de cenas predominantemente escuras.
Bom ângulo de visão
Já a visão em ângulo é um fator a ser destacado nesse modelo (assim como em qualquer modelo LED com painel IPS, conforme explicado em nosso guia para escolha de TVs). A LG NANO81 consegue manter seus níveis de brilho e cores em ângulo um pouco maior em relação aos obtidos por modelos LED com painel do tipo VA.
Aspectos complementares de imagem
Movimentos em Cenas
O tempo de resposta do painel da LG NANO81 é relativamente alto, em aproximadamente 17 ms para uma transição completa de quadro.
Este valor confere performance que, para os mais atentos, pode deixar algum tipo de “rastro” em movimentos mais rápidos (motion blur).
Porém, como o painel realiza transições mais lentas, a troca de quadros (frames) se torna menos “abrupta”. Isso é uma boa característica principalmente para vídeos de baixa taxa de atualização (como filmes, em 24p).
Painel nativo de 60 Hz
A frequência de atualização nativa do painel da LG NANO81 é de 60 Hz. Ou seja, pode ser uma característica indesejada para quem pretende utilizar a TV para games/PC, porém suficiente para a maioria dos usuários restantes.
Input lag bastante reduzido
O input lag deste modelo fica em valores de aproximadamente 10 ms em modo jogo, o que é um bom valor para quem pretende utilizar este modelo da LG para jogos.
Movimentos em cenas
Conectividade e Suporte a Formatos
A LG NANO81 conta com boa quantidade de entradas do tipo USB (2 no total, sendo 1 lateral e 1 traseira) e HDMI (4 no total, sendo 2 laterais e 2 traseiras).
Conectividade
Suporte a formatos HDR
Os formatos mais simples de HDR são suportados pela LG NANO81, com exceção do HDR10+.
Suporte a formatos HDR
Características de TV Smart
O sistema operacional da LG NANO81 é o webOS, bastante intuitivo (assim como também são os sistemas de modelos de outros fabricantes). Enfim, é uma questão de utilizar e se acostumar com o arranjo/disposição dos aplicativos e comandos principais.
Esta nova versão do webOS traz ainda um sistema de interpretação de comandos de voz (ThinQ AI) que possibilita uma vasta gama de operações. É importante lembrar que outros fabricantes também possuem esse tipo de funcionalidade (como no Android TV da Sony).
Controle remoto com boas funcionalidades “smart”
É interessante ressaltar que o controle remoto da LG NANO81 possui alguns comandos de voz, além de air mouse (ponteiro na tela), que facilita bastante a navegação pelos aplicativos.
As funções de espelhamento de tela de smartphone, além de aplicativo para smartphone ser usado como controle remoto, também estão presentes.
Características de TV Smart
Veredito
- Boa gama de cores (apesar de inferior a modelos QLED da Samsung)
- Boa uniformidade de cinza
- Baixo contraste (qualidade de imagem um pouco limitada, em especial se a sala estiver com certa iluminação)
- Painel relativamente lento em transições de quadros (16,9 ms)
- Luminosidade da tela relativamente baixa, prejudicando exibição em modo HDR
- Uniformidade de preto ruim, podendo gerar efeito de “manchas” em cenas com pouca luminosidade
Clique aqui para ver a tabela comparativa de todos os modelos analisados
Os dados utilizados nesta resenha para medição de contraste, luminosidade, gama de cores, tempo de resposta e input lag foram retirados da análise feita pelo site RTINGS – modelo norte americano LG série NANO81 (disponível através deste link). Recomendamos a leitura completa desta resenha adicional, para maiores informações sobre resultados de testes complementares aos expostos aqui neste texto.
Opções de tamanho
A série NANO81 da LG está disponível em 3 tamanhos: o LG 49NANO81SNA (49 polegadas), o LG 55NANO81SNA (55 polegadas) e o LG 65NANO81SNA (65 polegadas).
Dimensões e peso do modelo LG 49NANO81SNA (49 polegadas)
Espessura máxima: 6.3 cm
Altura (sem base): 64 cm
Altura (com base): 71 cm
Largura: 109.6 cm
Peso (com base): 18.4 kg
Dimensões e peso do modelo LG 55NANO81SNA (55 polegadas)
Espessura máxima: 6.3 cm
Altura (sem base): 71.6 cm
Altura (com base): 78.6 cm
Largura: 123.2 cm
Peso (com base): 22.8 kg
Dimensões e peso do modelo LG 65NANO81SNA (65 polegadas)
Espessura máxima: 6.4 cm
Altura (sem base): 84 cm
Altura (com base): 91 cm
Largura: 145.1 cm
Peso (com base): 25.8 kg
Ronaldo. –
Boas especificações!! Ajuda importantíssima na escolha da melhor tevê!!