Sony SRS-XB41 – Resenha
Design / Qualidade | 9.2 |
---|---|
Conectividade / Comandos | 9.5 |
Funcionalidades | 9.5 |
Qualidade de som | 8 |
Potência de som | 8.4 |
Bateria | 9 |
- Qualidade do acabamento externo, com proteção IP67 (destaque para a proteção contra poeira)
- Qualidade de som boa de forma geral, com ênfase bastante forte nos sons graves
- Potência sonora muito boa
- Sistema integrado de luzes pelas bordas da caixa
- 3 opções de preset de som
- Possui conexão por NFC
- Tempo de execução com uma carga é de 24 horas (com luzes desligadas)
- Possui saída USB para carregar smartphone/tablet
Avaliação
Design / Qualidade
A Sony SRS-XB41 possui, como pequeno diferencial, frente a outras marcas analisadas, a proteção ao ambiente do tipo IP67.
Isso significa que ela possui resistência à imersão total em água por até 30 minutos, sem sofrer danos. Já com relação à poeira, ele possui proteção total.
Esta proteção à poeira (que é justamente a parte relativamente “rara” de se encontrar em equipamentos deste tipo), garante ao usuário maior segurança na utilização da caixa inclusive na praia, por exemplo.
O acabamento externo é de boa qualidade, assim como é o padrão de todas as caixas de som bluetooth analisadas.
Seu peso é intermediário, com 1,5 kg. Isso torna o Sony SRS-XB41 um modelo de boa portabilidade, embora não esteja entre os modelos mais leves.
A garantia é a padrão da maioria dos modelos, de 1 ano.
de volta ao índice ↑Conectividade e comandos na caixa
A versão da conexão bluetooth oferecida na Sony SRS-XB41 é a 4.2. Porém, seu principal diferencial nesta seção é a conectividade por NFC.
A conexão por NFC simplesmente facilita o pareamento dos dispositivos com a caixa de som, através da aproximação entre os aparelhos durante alguns segundos. Ou seja, a conexão é feita por bluetooth, porém de forma “facilitada”.
Uma entrada auxiliar de áudio através de conector 3.5 mm também está disponível.
Conectividade
Os principais comandos para controle da caixa são disponibilizados através de botões, no corpo da caixa (sem maiores comentários).

Interface de comandos da Sony SRS-XB41
Comandos na caixa
Funcionalidades
A Sony SRS XB-41 possui microfone que garante integração com os sistemas de comandos de voz Siri e Google Now.
Saída para carregar dispositivos móveis
Um item interessante presente na Sony SRS-XB41 é uma saída USB, que pode ser utilizada para carregar smartphone/tablete a partir da bateria da caixa (funcionalidade de power bank).
Outra funcionalidade importante é o auto shutdown (desliga-se sozinha após 15 minutos de inatividade), economizando a bateria.
O nível de bateria é indicado através um único LED que muda de cor durante o carregamento. Porém, no corpo da caixa de som, existe um botão específico que, quando pressionado, emite uma voz indicando o nível de carga da bateria com maior exatidão (5 níveis diferentes).
Luzes integradas
Assim como os modelos similares SRS-XB21 e SRS-XB31, a Sony SRS-XB-41 possui um sistema de luzes integrados à caixa (filete de luzes + luzes brancas laterais).
A iluminação pode ser controlada tanto por aplicativo da Sony para dispositivos móveis, quanto por um botão específico no corpo da caixa.

Além dos filetes de luzes coloridas horizontais, a Sony SRS-XB41 possui luzes brancas nos dois lados da caixa
Conexão a mais de uma caixa Sony
A Sony SRS-XB41 pode ser conectada a até 100 caixas Sony compatíveis simultaneamente.
Ela também possui a funcionalidade de ativar o “modo stereo” ao conectar 2 caixas iguais, através do aplicativo para tablets/smartphones. Isso fornece uma pequena vantagem em relação à reprodução de som por 2 caixas em “modo mono”.
Suporta conexão de até 3 dispositivos para controle simultâneo
Um outro ponto interessante da Sony SRS-XB41 diz respeito à quantidade de dispositivos que podem, simultaneamente, estarem conectados à caixa. No total, são 3 dispositivos podem ser revezados no comando do som da caixa de som bluetooth.
Funcionalidades
Qualidade de som
A Sony SRS-XB-41 apresenta uma ênfase bastante significativa nos sons graves (mais ainda que em seus outros modelos menores SRS-XB21 e SRS-XB31).
Esse tipo de assinatura sonora tende a ser bem aceito pela maioria das pessoas, então não pode ser considerado como negativo. Inclusive outros modelos de outros fabricantes possuem assinatura com ênfase nos graves (JBL Charge 3, JBL XTreme 2, por exemplo).
Sons médios perdem um pouco a distinção
A consequência de sons graves extremamente “potentes” é refletida, na Sony SRS-XB41, em forma de sons médios um tanto “abafados” (uma certa distinção com os graves é perdida). Também aqui vale a observação, que boa parte das pessoas não irá perceber esse tipo de efeito.
Os sons agudos, de forma geral, são bem claros. Se a perda de distinção nos médios já é pouco perceptível ao usuário “comum”, menos ainda será perceptível nos agudos.
Não possui som 360°
Assim como os outros modelos da marca Sony, o SRS-XB41 não possui som 360°. Ele é do tipo direcional (você precisa estar “na frente” da caixa de som para escutar sem distorções adicionais), sendo esta uma pequena desvantagem frente a modelos como o Megaboom 3.
3 presets de som
Como pequeno diferencial, a Sony SRS-XB41 oferece 3 opções de presets (ajustes de equalizador) prontos para utilização: Standard (padrão), Extra Bass (realça os graves) e Live Sound (cria uma atmosfera de som ao vivo).
Dependendo da música, os efeitos criados são interessantes, agregando assim no aspecto de flexibilidade da caixa.
Qualidade do som
De forma a melhor comparar a Sony SRS-XB41 com outros modelos no importante quesito de qualidade de som, a seguir é mostrada a nota de todas as caixas de som bluetooth analisadas:
Potência de som
A potência sonora oferecida pela Sony SRS-XB41 surpreende bastante. Ela supera inclusive o JBL Charge 3, mas, ainda assim, fica consideravelmente abaixo do que modelos maiores (como o JBL Xtreme 2) conseguem entregar.
Aqui, o ideal também é analisar este quesito em comparação com outros modelos, de forma a se obter uma melhor percepção do real desempenho da Sony SRS-XB41. Abaixo, a nota do quesito de todos os modelos de caixa de som bluetooth analisados no comparativo:
Bateria
A bateria da Sony SRS-XB41 possui ótima capacidade. Embora a fabricante não forneça o valor nominal em mAh, ela consegue garantir funcionamento ininterrupto por até 24 horas (luzes desligadas).
O tempo de carga total é de 5 horas.
Funcionalidade de redução automática de volume quando estado de carga é baixo
Como pequeno ponto negativo da bateria da Sony SRS-XB41, é o fato dela possuir uma “proteção automática”, que reduz o volume da caixa quando o estado de carga da bateria está no final.
Ela impede que o volume seja aumentado quando entra neste estado. Ou seja, é como se o usuário não pudesse utilizar toda a carga da bateria da forma como bem entender.
Bateria
Veredito
- Qualidade do acabamento externo, com proteção IP67 (destaque para a proteção contra poeira)
- Qualidade de som boa de forma geral, com ênfase bastante forte nos sons graves
- Potência sonora muito boa
- Sistema integrado de luzes pelas bordas da caixa
- 3 opções de preset de som
- Possui conexão por NFC
- Tempo de execução com uma carga é de 24 horas (com luzes desligadas)
- Possui saída USB para carregar smartphone/tablet
- Som não é 360°
- Funcionalidade de proteção automática limita o volume do som quando a carga da bateria está baixa
- Preço relativamente alto se comparado a modelos de potência sonora similar
Clique aqui para ver a tabela comparativa de todos os modelos analisados
de volta ao índice ↑Opções de cores
A JBL Boombox é disponibilizada nas seguintes cores: preto, azul, vermelho e branco.
raphael –
Que site ótimo e informativo, parabens!