O forno micro-ondas Electrolux MTD30 conta com alça específica para abertura da porta.
Neste modelo, o ajuste do tempo de cozimento deve ser realizado por meio das teclas de dígitos ou pelo recurso +30 s, que aparece como função secundária do botão Início.
Não há operações pré-definidas para a limpeza do aparelho, nem revestimentos especiais na cavidade interna para facilitar a limpeza manual.
Como é comum em fornos micro-ondas, este modelo apresenta relógio e trava de segurança.
Funções Extras
O modelo Electrolux MTD30 oferece poucas vantagens no quesito funções extras.
Função Aquecer refeição
A função Aquecer refeição proporciona o reaquecimento pré-programado de porções de alimentos, sem haver a necessidade de se programar tempo de cozimento e nível de potência.
Não possui função de desodorização
Uma das desvantagens deste produto, no entanto, é o fato de que nele não está disponível a função de desodorização, que é encontrada na maioria dos modelos analisados.
Funções extras para desligamento do display quando em inatividade e silenciamento dos sinais sonoros do aparelho também não estão presentes.
Vista frontal do Electrolux MTD30 com a porta aberta
Desempenho
No forno micro-ondas Electrolux MTD30 a potência nominal está associada à tensão de operação do aparelho. Na versão de 127 V, a potência nominal é de 1130 W. Já na versão de 220 V, tem-se 1150 W de potência nominal.
Em ambas as versões, porém, a potência útil é de 700 W (que é um valor apenas razoável para essa característica), e há 10 níveis disponíveis para ajuste da potência conforme a operação desejada.
Operações e Preparos Específicos
O forno micro-ondas Electrolux MTD30 oferece 9 opções de preparos pré-programados, que estão divididas em 3 menus: dia a dia (com receitas de arroz, carne moída e omelete), sobremesa (com receitas de pudim, bolo de caneca e brigadeiro) e kids (com receitas de macarrão instantâneo, pipoca e hambúrguer).
Detalhe do painel do Electrolux MTD30
Portanto, embora sejam apresentada uma opção de prato diferenciada com relação a muitos dos modelos analisados como hambúrguer, não são encontradas alternativas de pratos saudáveis, o que é um ponto negativo deste modelo.
Também não há botões dedicados ao derretimento de alimentos como chocolate e manteiga, por exemplo.
Por outro lado, as opções de descongelamento oferecidas são completas, abrangendo porções de carne, frango, peixe e feijão; alimentos rotineiramente descongelados em cozinhas residenciais.
Avaliação Inmetro (Selo Procel)
Boa eficiência energética
Este produto possui alta classificação energética. Em ambas as tensões o modelo recebeu a classificação “A” do Inmetro, embora os valores percentuais de eficiência não sejam tão altos: Em 127 V o MTD30 tem 54% de eficiência energética, e em 220 V, 54,2%.
O consumo energético em Modo espera (Standby) é equivalente a 0,01 kWh/dia, em ambas as tensões.
Características Técnicas
Volume útil ligeiramente baixo
O modelo Electrolux MTD30 tem volume total de 20 L. Seu volume útil, por sua vez, é de 12 L. Este é um valor intermediário entre outros micro-ondas analisados com a mesma capacidade total: O modelo Consul CM20 possui apenas 10 L de volume útil, enquanto o modelo Brastemp BMS20AR oferece 13 L de volume útil.
O diâmetro do prato deste aparelho é de 27 cm, que se encontra levemente acima do tamanho médio dessa peça entre os modelos sob análise.
Veredito
6.4Nota da redação
Produto razoavelmente bom, porém, de custo-benefício relativamente baixo
O micro-ondas Electrolux MTD30 tem características gerais razoavelmente boas, mas não possui grandes destaques. Seus principais pontos positivos estão relacionados à boa avaliação no Selo Procel e às opções de descongelamento que abrangem todos os alimentos mais comumente utilizados nesse processo. Por outro lado, a ausência da função Tira odor, de opções de preparo pré-definido de pratos saudáveis, e de um volume útil maior, prejudicam a avaliação de seu custo-benefício.
Não foi feito nenhum comentário ainda.