Samsung RU7100 – Resenha
Qualidade de imagem (principal) | 8.7 |
---|---|
Luminosidade e cores | 6.1 |
Qualidade de imagem (complementar) | 7.4 |
Performance em modo HDR | 6.6 |
Movimentos em cenas | 6.2 |
Conectividade e suporte a formatos | 7.3 |
Características de TV Smart | 6 |
Custo-benefício | 5.9 |
- Ótimo contraste, ultrapassando inclusive alguns modelos top de linha
- Painel de boa construção, com boa uniformidade (sem falhas perceptíveis ou manchas nas cenas)
- Organizador de fios (conexão de periféricos)
R$4.909,87
Avaliação
A Samsung RU7100 é a versão “sucessora” do modelo NU7100. Veja na resenha completa abaixo as principais diferenças!
Qualidade de imagem (aspectos principais)
A Samsung RU7100 é um modelo de tecnologia LED, que é o tipo mais comum encontrado no mercado de Smart TVs.
Contraste superior incluse a modelos top de linha
Chama a atenção (positivamente) o fato de a Samsung RU7100 possuir contraste medido de 5650 : 1. Este valor é superior não só ao seu modelo sucessor NU7100, como também a alguns modelos de faixa de preço bastante elevada, como o Samsung Q7FN e o Sony X905F.
Sem função de local dimming
Como é um modelo considerado “de entrada”, a Samsung RU7100 não possui função de local dimming. Porém, conforme já mencionado, o contraste alcançado pela tela é bastante alto, fazendo com que essa ausência não seja considerada como ponto negativo.
Painel VA com retroiluminação do tipo pelas bordas
O painel da Samsung RU7100 é, assim como a maioria dos modelos da fabricante, do tipo VA (alinhamento vertical) e apresenta retroiluminação pelas bordas da tela (edge-lit).
Qualidade de imagem (principais aspectos)
Luminosidade e cores
No quesito de luminosidade, a Samsung RU7100 não se sai muito bem, perdendo inclusive para seu modelo antecessor NU7100.
A luminosidade medida da tela em modo SDR é de 147 nits (no teste de 2% da área da tela exibindo um quadro branco) e de 271 nits (no teste com 100% da área da tela exibindo um quadro branco). Ou seja, são valores relativamente baixos de luminosidade, o que prejudica a utilização deste modelo em salas muito iluminadas (pode ofuscar a tela).
Já no modo HDR, os valores medidos não são muito diferentes: 146 nits (teste de 2% de área) e 269 nits (teste de 100% de área).
Um ponto negativo adicional é o fato de a luminosidade ser menor no teste com área de 2% em destaque. Isso denota que a tela está configurada para reduzir a luminosidade da tela como um todo, quando a cena for predominantemente escura.
Gama de cores relativamente limitada
Na gama de cores, a Samsung RU7100 fica na média de outros modelos de menor custo, com preenchimento dos espaços de cores padronizados DCI-P3 e Rec. 2020 em 77% e 55%, respectivamente.
A gama de cores relativamente limitada, e considerando a luminosidade relativamente baixa da tela configura uma combinação que limita bastante a exibição de conteúdo no modo HDR. Porém, é sempre importante ressaltar que esse modelo pode ser “suficiente” para consumidores que não sejam tão exigentes ou que não possuam orçamento maior para a compra de um televisor.
Luminosidade e Cores
Qualidade de imagem (aspectos complementares)
O painel da Samsung RU7100 apresenta, de forma geral, boa construção, ainda mais considerando ser este um modelo de menor custo.
No teste de uniformidade de cinza, a Samsung RU7100 possui bom resultado geral. Ela é relativamente mais escura nas bordas, e mais clara na direção do centro. Mesmo assim, o efeito de tela suja (dirty screen effect) deve passar imperceptível para a maioria das pessoas.
O resultado do teste de uniformidade de preto também pode ser considerado com bom. Defeitos ao exibir o preto só podem ser percebidos ao exibir cenas extremamente escuras (e, mesmo assim, não são manchas que “saltam aos olhos”).
Ângulo de visão é limitada, assim como em outros modelos de painel VA
Assim como outros modelos com painel LCD do tipo VA, a Samsung RU7100 possui ângulo de visão relativamente limitado. A qualidade de imagem (isto é: principalmente cores e brilho da tela) fica bastante reduzida já em ângulos de aproximadamente 30°.
Aspectos complementares de imagem
Movimentos em cenas
A Samsung RU7100 possui um painel com transição relativamente “lenta” quando comparado aos outros modelos analisados: são 19,5 ms para uma transição completa de cena.
Porém, é importante perceber que a velocidade de transição alcançada pelo painel já é suficiente para que praticamente não exista motion blur (“borrão” nos movimentos rápidos) em cenas.
O tempo de transição mais lento também pode ser visto como ponto positivo para garantir transições de cenas mais suaves (pouco ou nenhum stutter), sem que seja necessária a utilização de funcionalidade de interpolação de quadros.
Painel nativo de 60 Hz
Como é um modelo mais simples, a Samsung RU7100 possui frequência nativa do painel de 60 Hz (o que, para a grande maioria das pessoas já é suficiente, conforme explicado em nosso artigo guia).
O input lag do painel também é relativamente baixo (pouco mais de 10 ms no modo jogo), o que é um ponto interessante para gamers.
Movimentos em cenas
Conectividade e suporte a formatos
Na parte de conectividade, a Samsung RU7100 segue o padrão da maioria de seus concorrentes, oferecendo 3 conexões HDMI e 2 USB (todas laterais). Nenhuma das entradas USB é do tipo 3.0.
O modelo também oferece conectividade bluetooth, para conexão de periféricos compatíveis.
Não é compatível com banda Wi-Fi de 5 GHz
Um ponto negativo que merece a menção é o fato de a Samsung RU7100 não ser compatível com sinais Wi-Fi de 5 GHz (só suporta o padrão 2.4 GHz). Isso pode ser um problema para rodar vídeos de alta resolução (4k) a partir da internet, com conexão sem fio. De qualquer forma, a TV oferece uma entrada Ethernet (via cabo) para quem necessita de uma conexão estável de alta velocidade.
Organizador de fios
Um pequeno ponto positivo adicional é o fato de a TV possuir “caminho específico” para encaminhamento/organização de fios conectados, o que torna o visual da sala mais “limpo”.
Conectividade
Suporte a formatos HDR
A Samsung RU7100 possui suporte aos padrões básicos de formatos HDR.
Suporte a formatos HDR
Características de TV Smart
Assim como em toda a linha Samsung, a RU7100 também utiliza o sistema próprio da fabricante: o Tizen OS. Ele possui todos os principais aplicativos e é de fácil utilização, assim como os sistemas de outros fabricantes (Android TV e WebOS).
Controle remoto universal, porém sem funções smart
O controle remoto da Samsung RU7100 é bastante prático. Ele facilita bastante a navegação pela interface de usuário e acesso aos aplicativos, além de possuir a característica de ser “universal” podendo controlar periféricos (compatíveis) conectados à TV também.
Porém, é importante ressaltar que não existem funções “smart” embutidas (como comandos por voz ou funcionalidade de air mouse).
Outras funcionalidades “básicas” de smart TVs também estão disponíveis. São o caso de espelhamento da tela do smartphone (ou exibição do conteúdo do smartphone diretamente na TV), além de utilização do smartphone como controle remoto da TV (através do aplicativo Smart Things).
Características de TV Smart
Veredito
- Ótimo contraste, ultrapassando inclusive alguns modelos top de linha
- Painel de boa construção, com boa uniformidade (sem falhas perceptíveis ou manchas nas cenas)
- Organizador de fios (conexão de periféricos)
- Visão em ângulo limitada
- Luminosidade da tela limitada
- Gama de cores limitada
- Conexão Wi-Fi só suporta o padrão 2.4 GHz (sem suporte em 5 GHz)
- Controle remoto não possui funções de comandos por voz e air mouse
Clique aqui para ver a tabela comparativa de todos os modelos analisados
Os dados utilizados nesta resenha para medição de contraste, luminosidade, gama de cores, tempo de resposta e input lag foram retirados da análise feita pelo site RTINGS – modelo norte americano Samsung série RU7100 (disponível através deste link). Recomendamos a leitura completa desta resenha adicional, para maiores informações sobre resultados de testes complementares aos expostos aqui neste texto.
Opções de tamanho
A série RU7100 da Samsung está disponível em 7 tamanhos: o Samsung UN43RU7100 (43 polegadas), o Samsung UN49RU7100 (49 polegadas), o Samsung UN50RU7100 (50 polegadas), o Samsung UN55RU7100 (55 polegadas), o Samsung UN58RU7100 (58 polegadas), o Samsung UN65RU7100 (65 polegadas) e o Samsung UN75RU7100 (75 polegadas).
Dimensões e peso do modelo Samsung UN43RU7100 (43 polegadas)
- Espessura máxima: 5.8 cm
- Altura (sem base): 57.1 cm
- Altura (com base): 63 cm
- Largura: 97 cm
- Peso (com base): 10.4 kg
Dimensões e peso do modelo Samsung UN49RU7100 (49 polegadas)
- Espessura máxima: 5.9 cm
- Altura (sem base): 63.7 cm
- Altura (com base): 71.6 cm
- Largura: 110.2 cm
- Peso (com base): 13.4 kg
Dimensões e peso do modelo Samsung UN50RU7100 (50 polegadas)
- Espessura máxima: 5.9 cm
- Altura (sem base): 65 cm
- Altura (com base): 72.8 cm
- Largura: 112.4 cm
- Peso (com base): 13.9 kg
Dimensões e peso do modelo Samsung UN55RU7100 (55 polegadas)
- Espessura máxima: 5.8 cm
- Altura (sem base): 71.4 cm
- Altura (com base): 79.2 cm
- Largura: 123.8 cm
- Peso (com base): 17.5 kg
Dimensões e peso do modelo Samsung UN58RU7100 (58 polegadas)
- Espessura máxima: 5.9 cm
- Altura (sem base): 75.6 cm
- Altura (com base): 83.5 cm
- Largura: 130.1 cm
- Peso (com base): 20.4 kg
Dimensões e peso do modelo Samsung UN65RU7100 (65 polegadas)
- Espessura máxima: 5.9 cm
- Altura (sem base): 83.7 cm
- Altura (com base): 91.7 cm
- Largura: 145.7 cm
- Peso (com base): 24.9 kg
Dimensões e peso do modelo Samsung UN75RU7100 (75 polegadas)
- Espessura máxima: 6 cm
- Altura (sem base): 96.6 cm
- Altura (com base): 105.6 cm
- Largura: 168.4 cm
- Peso (com base): 37.7 kg
Eduardo Figueiredo –
É um modelo de entrada. Vale contar que a RU7100 NÃO possui wi-fi 5Ghz, ficando apenas com a rede 2.4Ghz com baixa sensibilidade de recepção. A rede 2.4Ghz, mesmo com o roteador ao lado da TV, trafega no máximo 50Mbps e não é ótima para streaming em 4k. Se o roteador estiver em outro comodo, o wi-fi fica impraticável para streamings com alta definição.
Sobre a porta Ethernet para conexão direta com cabo de rede na TV: A Samsung economiza nessas portas, sendo apenas 10/100Mbps até nos modelos premium.
Ou seja, mesmo em conexão cabeada você não conseguirá desfrutar de velocidades acima de 100Mbps na sua RU7100 4k.
Jorge T. Cevallos –
Comprei recentemente (Nov/2019) esta TV Samsung RU7100 50 e estou com ela conectada a um Receiver RX-A1080, da Yamaha. A imagem realmente é muito boa, mas, pelo eu vi até agora, ela deixa a desejar em alguns pontos:
a) A conexão via cabo HDMI (ARC) não funciona. Tentei configurar o Formato de Áudio da Saída Digital, mas a opção Dolby Digital+ não está habilitada. A alternativa, segundo o manual, é conectar a TV e o receptor AV com um cabo ótico. Ainda não testei esta alternativa.
b) Ao reproduzir filmes a partir de um Pen Drive, a TV não decodifica áudio DTS. Não sai áudio na TV.
c) O ângulo de visão é muito ruim. A minha TV anterior (LG) era muito melhor.
As resenhas que eu tenho lido não ajudam muito, pois não descem a estes detalhes.
Talvez pelo preço mais baixo esta TV agrade os usuários menos exigentes. Entretanto, para mim, não tem sido uma experiência muito agradável. Já estou pensando em passá-la adiante e comprar outro modelo/fabricante. Minha nota é 2 de 5.
Cordialmente,
Cevallos.
= JTC/jtc =
Bruno –
Não tem saida de audio analogica nem P2, que porcaria.
Antonio –
Será que vale a pena pegar a RU7100 de 65° ao invés da Q60 de 55° ambas no mesmo preço?
Equipe Qual Escolher –
Isso só você pode responder, Antonio. As principais informações de cada modelo já estão no site, justamente para facilitar sua decisão!