Sony X955G – Resenha
Qualidade de imagem (principal) | 7.9 |
---|---|
Luminosidade e cores | 9.4 |
Qualidade de imagem (complementar) | 8.3 |
Performance em modo HDR | 8.8 |
Movimentos em cenas | 8.3 |
Conectividade e suporte a formatos | 8.5 |
Características de TV Smart | 7.2 |
Custo-benefício | 6 |
- Bom nível de contraste
- Retroiluminação full-array, com função de local dimming
- Bom desempenho em exibição de conteúdo HDR, graças à ótima luminosidade da tela (acima de 1000 nits)
- Boa gama de cores
- Boa uniformidade do painel (sem artefatos indesejáveis ou “manchas” na tela)
- Rápida velocidade de transição de pixels
- Frequência nativa do painel de 120 Hz, porém sem FreeSync (ou similar)
- Sistema Android TV com Chromecast integrado
- Bom ângulo de visão (modelos de 75” e 85”)
Avaliação
Qualidade de imagem (aspectos principais)
O modelo de TV 4k Sony X955G, de tecnologia LED, utiliza painel LCD do tipo VA (alinhamento vertical).
O painel do tipo VA tem como característica báscia gerar um contraste muito mais alto quando comparado a modelos com painel IPS. No caso da Sony X955G, o valor medido de contraste é de 4421 : 1.
Retroiluminação full-array, com local dimming
Os LEDs de iluminação do painel da Sony X955G são dispostos ao longo de todo o painel separados por grupos (tipo full-array). Esse arranjo garante melhor uniformidade do painel de modo geral, cotando como ponto positivo do modelo.
Outro ponto positivo é a presença da funcionalidade de local dimming. Através da redução da luminosidade do painel por zonas, o contraste medido da tela é elevado para 4833: 1.
Embora este valor de contraste seja alto, é necessário afirmar que ele é inferior ao modelo de geração anterior de mesma marca (Sony X905F). Além disso, existem diversos modelos (geração 2018 e 2019) de modelos concorrentes que possuem contraste máximo superior, conforme pode ser observado em nossa tabela com comparativo de todos os modelos analisados.
Qualidade de imagem (principais aspectos)
Luminosidade e cores
A luminosidade da tela da Sony X955G é um de seus principais pontos positivos, pois é superior a praticamente todos os modelos em análise, inclusive os mais caros, como o Samsung Q80R e modelos de tecnologia OLED, como o LG B9 e LG C9.
A medição obtida de luminosidade máxima da tela em modo SDR é de 1020 nits, enquanto que em modo HDR ela chega a até 1141 nits.
Além disso, é importante ressaltar que a luminosidade total da tela também é bastante alta: ou seja, em uma sala com bastante iluminação natural, a imagem da tela se mantém bastante nítida.
Gama de cores muito boa
Outro bom destaque da Sony X955G (considerando outros modelos concorrentes na mesma faixa de preço) é a sua gama de cores.
O preenchimento dos espaços de cores padronizados DCI-P3 e Rec 2020 possui alcance de 87% e 63%, respectivamente. Esses valores estõ em linha com outros bons modelos neste aspecto, como os Nano Cell LG SM8600 / SM9000, além da série QLED da Samsung, Q70R e Q80R.
A combinação da excelente luminosidade de tela com a boa gama de cores garante desempenho muito bom de exibição de conteúdos HDR, onde essas características se tornam bastante importantes.
Luminosidade e Cores
Qualidade de imagem (aspectos complementares)
O painel da Sony X955G tem uniformidade muito boa no geral (inclusive levemente superior ao modelo antecessor X905F), comprovado pelos testes de uniformidade de cinza e de preto.
No teste de uniformidade de cinza (exibição de tom único de cor por todo o painel), pode-se perceber que as bordas são levemente mais escuras que o centro, porém nada que importune a maioria das pessoas.
Já no teste de uniformidade de preto, o resultado é ainda melhor. A exibição de cenas predominantemente escuras se torna “limpa”, sem artefatos perceptíveis.
Ângulo de visão em linha com outros modelos de painel VA, exceto nos modelos 75” e 85”
Como o tipo de painel da Sony X955G é do tipo VA, já em ângulos em torno de 30° a imagem se torna menos nítida e com brilho comprometido.
Porém, nos modelos de tamanho 75 e 85 polegadas, este modelo conta com a tecnologia X-Wide-Angle, que melhora consideravelmente o desempenho da TV neste aspecto (com pequena perda de contraste). Ou seja, nestes modelos maiores, a visão em ângulo pode ser comparada a de modelos com painel do tipo IPS, como o LG SM9000.
Aspectos complementares de imagem
Movimentos em cenas
O painel da Sony X955G é extremamente rápido, levando pouco menos de 10ms para uma transição completa de cena. Estes valores só perdem para os modelos com tecnologia OLED, como os já citados LG B9 / LG C9.
Isso garante ótima capacidade de exibição de cenas muito rápidas, sem aparecimento de artefatos visuais indesejados.
Como o painel é muito rápido, porém, para algumas pessoas o efeito de stuttering (percepção da mudança de quadros em conteúdos com poucos quadros por segundo) pode se tornar mais perceptível. Para estes casos, a TV oferece a funcionalidade de interpolação de quadros (tanto em 30p quanto 60p), suavizando as transições.
Painel de 120 Hz, porém sem FreeSync
O painel da Sony X955G possui frequência nativa de 120 Hz, o que é um interessante ponto positivo para gaers, conforme explicado em nosso artigo principal de características de smart TVs. Porém, não existe suporte para tecnologias que oferecem ajuste automático da frequência da TV com a fonte de imagem selecionada.
O input lag do modelo é medido em torno de 20 ms, o que está em linha com os modelos de geração 2019 de outros fabricantes.
Movimentos em cenas
Conectividade e suporte a formatos
A Sony X955G apresenta boa conectividade. Oferece um total de 3 entradas USB (uma delas do tipo 3.0) e 4 entradas HDMI, sendo todas elas em ângulo de 90° para facilitar a conexão (embora algumas delas estejam dispostas somente por trás do painel, dificultando um pouco o acesso).
Um outro pequeno ponto negativo é que as entradas HDMI são do tipo 2.0, e não 2.1.
Ela também possui uma saída de áudio analógica de 3.5mm, para conexão a fones de ouvido, e conectividade bluetooth.
Conectividade
Suporte a formatos HDR
A Sony X955G fornece suporte aos padrões básicos de exibição de conteúdo HDR. Além disso, embora ela não conte com o HDR10+, ela oferece suporte ao Dolby Vision, mais amplamente utilizado.
Suporte a formatos HDR
Características de TV Smart
A Sony X955G vem com sistema Android TV, que é uma ótima plataforma para acesso a aplicativos, com comandos bastante intuitivos.
Esse tipo de sistema também possibilita boas opções de funcionalidade junto com o smartphone para espelhamento de tela (Chromecast integrado).
Controle remoto sem ponteiro na tela
O controle remoto que acompanha o televisor é relativamente simples, sem a funcionalidade de air mouse (ponteiro na tela), embora seja possível destacar como funcionalidade “smart” os diversos comandos por voz possíveis, através do assistente Google.
Características de TV Smart
Veredito
- Bom nível de contraste
- Retroiluminação full-array, com função de local dimming
- Bom desempenho em exibição de conteúdo HDR, graças à ótima luminosidade da tela (acima de 1000 nits)
- Boa gama de cores
- Boa uniformidade do painel (sem artefatos indesejáveis ou “manchas” na tela)
- Rápida velocidade de transição de pixels
- Frequência nativa do painel de 120 Hz, porém sem FreeSync (ou similar)
- Sistema Android TV com Chromecast integrado
- Bom ângulo de visão (modelos de 75” e 85”)
- Embora alto, contraste é inferior a modelos concorrentes na mesma faixa de preço
- Controle remoto sem air mouse (ponteiro na tela)
- Ângulo de visão ruim (modelos de 55” e 65”)
Clique aqui para ver a tabela comparativa de todos os modelos analisados
Os dados utilizados nesta resenha para medição de contraste, luminosidade, gama de cores, tempo de resposta e input lag foram retirados da análise feita pelo site RTINGS – modelo norte americano Sony série X950G (disponível através deste link). Recomendamos a leitura completa desta resenha adicional, para maiores informações sobre resultados de testes complementares aos expostos aqui neste texto.
Opções de tamanho
A série X955G da Sony está disponível em 4 tamanhos: o Sony XBR-55X955G (55 polegadas), Sony XBR-65X955G (65 polegadas), o Sony XBR-75X955G (75 polegadas) e o Sony XBR-85X955G (85 polegadas).
Dimensões e peso do modelo Sony XBR-55X955G (55 polegadas)
- Espessura máxima: 6.9 cm
- Altura (sem base): 70.9 cm
- Altura (com base): 77.6 cm
- Largura: 122.8 cm
- Peso (com base): 19.1 kg
Dimensões e peso do modelo Sony XBR-65X955G (65 polegadas)
- Espessura máxima: 6.9 cm
- Altura (sem base): 83.2 cm
- Altura (com base): 95.5 cm
- Largura: 144.7 cm
- Peso (com base): 24.9 kg
Dimensões e peso do modelo Sony XBR-75X955G (75 polegadas)
- Espessura máxima: 7.3 cm
- Altura (sem base): 96.1 cm
- Altura (com base): 103.6 cm
- Largura: 167.4 cm
- Peso (com base): 37.2 kg
Dimensões e peso do modelo Sony XBR-85X955G (85 polegadas)
- Espessura máxima: 7.3 cm
- Altura (sem base): 109.9 cm
- Altura (com base): 117.9 cm
- Largura: 191 cm
- Peso (com base): 49 kg
Cristiano R. Gazola –
Uma das melhores Tv que já foi lançada até hj, extremamente uma máquina mesmo não sendo uma tela Oled, mas muito parecida, não deixa a desejar em nada.Eu fico impressionado com a imagem desta TV.a Sony conseguiu colocar vários recursos de última geracão numa só Tv.A Sony consegue mais uma vez se destacar entre as famosas concorrentes gerando uma Tv como essa que é a XBR BRAVIA X955G.
Frank –
Que site sobre tvs ótimo!
Virei fã!