Samsung TU7000 – Resenha
Qualidade de imagem (principal) | 8 |
---|---|
Luminosidade e cores | 6 |
Qualidade de imagem (complementar) | 8.3 |
Performance em modo HDR | 6 |
Movimentos em cenas | 6.4 |
Conectividade e suporte a formatos | 6.5 |
Características de TV Smart | 6 |
Custo-benefício | 6 |
- Ótimo contraste, garantindo relativa boa qualidade de imagem (ao menos em ambientes de pouca luminosidade)
- Painel de relativa boa construção para seu preço, com boa uniformidade
- Organizador de fios (conexão de periféricos)
Avaliação
A TV 4k Samsung TU7000 é da mesma família da Samsung TU8000. Por isso, as resenhas possuem análise bastante semelhante, com alterações pontuais sobre valores e avaliação destes resultados.
Qualidade de Vídeo (Aspectos Principais)
A Samsung TU7000 é um modelo de tecnologia LED, que é o tipo mais comum encontrado no mercado de Smart TVs.
Painel VA com retroiluminação pelas bordas
O painel da Samsung TU7000 é, assim como a maioria dos modelos da fabricante, do tipo VA (alinhamento vertical) e apresenta retroiluminação pelas bordas da tela (edge-lit).
Como principal característica desse tipo de painel, o contraste da tela é bastante alto, garantindo uma boa “base” para exibir imagens de boa qualidade. No caso da TU7000, esta medição de contraste foi de 5110 : 1, que deixa modelos de painel IPS (como o LG NANO81 e NANO86) bem atrás neste quesito.
Por possuir contraste bastante alto, o fato de não possuir função de local dimming não é um ponto a se considerar relevante.
Pixel BGR
Ao contrário da maioria dos modelos de painel VA (com pixel em estrutura RGB), a TU7000 possui estrutura de pixel na ordem BGR (blue, green, red).
Essa troca de posição entre os componentes azul e vermelho de posição ocasiona uma pequena desvantagem na exibição de texto pequeno na tela, prejudicando a leitura a depender do caso.
Qualidade de imagem (principais aspectos)
Luminosidade e Cores
Nesta parte da análise, aparece uma das principais razões deste ser considerado um modelo “de entrada”: a luminosidade da tela é bastante limitada, dificultando a exibição (e percepção de detalhes/destaques nas cenas) em ambientes que já possuem certa iluminação (ofuscamento da tela).
Na medição feita, o valor alcançado de luminosidade medida em modo SDR (com área branca ocupando 2% do espaço da tela) foi de 128 nits e (com área branca ocupando 100% do espaço da tela) de 248 nits. Enfim, são valores abaixo inclusive de versões de anos anteriores (modelos similares da mesma fabricante), como o NU7300.
Para o modo HDR, os valores medidos (em áreas brancas ocupando 2% e 100% da tela, respectivamente) foram de 138 e 267 nits. Ou seja, não muito mais altos que no modo SDR, com o agravante de ser justamente no modo HDR que a luminosidade da tela é ainda mais importante para gerar os efeitos de “destaques locais” nas cenas.
Gama de cores relativamente limitada
As medições de preenchimento dos espaços de cores padronizados resultaram, na Samsung TU7000, nos valores aproximados de 73% (DCI-P3) e 53% (Rec 2020).
Estes valores são típicos para modelos de menor custo, pois neste caso a tela não consegue reproduzir uma gama de cores muito ampla. Ou seja, ela não consegue competir nem mesmo com modelos não muito mais caros neste quesito, como a LG NANO81 ou NANO86.
A combinação de gama de cores limitada, com luminosidade da tela muito baixa representam aspectos ruins para a performance desta TV na exibição de conteúdo HDR. Ou seja, embora ela esteja “apta a reproduzir” este tipo de conteúdo, não irá conseguir gerar os efeitos necessários para percepção de detalhes e definição superior das cenas.
Luminosidade e Cores
Qualidade de Imagem (Aspectos Complementares)
O painel da Samsung TU7000, quando exibindo um tom único por toda a tela (teste de uniformidade de cinza) apresenta resultado regular. Ela apresenta as bordas um pouco mais escuras que o centro, e algumas pequenas “manchas” (que podem tornar um pouco de dirty screen effect visível, conforme comentado no artigo principal).
Uniformidade de preto é muito boa
Quando exibindo a cor preta por todo o painel (teste de uniformidade de preto), o painel da Samsung TU7000 mostra resultados muito bons. Isso significa boa performance da tela quando exibindo cenas predominantemente escuras, sem aparecimento de artefatos que poderiam prejudicar a definição da imagem.
Ângulo de visão é limitado, assim como em outros modelos de painel VA
A visão da tela em ângulo é limitada na Samsung TU7000. Isso porque próximo a ângulos de 30°, a combinação de efeitos de perda de luminosidade, deslocamento e redução de cores prejudica bastante.
Porém, este é um fator negativo comum a todos os modelos com painel do tipo VA. Caso o ângulo de visão seja um fator decisivo de compra, é necessário partir para modelos com painel IPS (como o Sony X755F ou os da marca LG, como o NANO81 e NANO86).
Aspectos complementares de imagem
Movimentos em Cenas
A Samsung TU7000 possui um painel com transição relativamente lenta quando comparado aos outros modelos analisados: são 18,5 ms para uma transição completa de cena.
Esta faixa de valor na transição completa de seus pixels pode causar surgimento de “rastro” em cenas de movimento muito rápidas (motion blur).
Se, por um lado, a resposta relativamente lenta do painel pode causar motion blur, essa mesma característica garante bom desempenho em conteúdo com número baixo de quadros por segundo (como filmes, em 24p), ao exibir essas cenas com pouco/nenhum stuttering. Ou seja, não existe sensação de “mudança abrupta” entre um quadro e outro.
Painel nativo de 60 Hz
A frequência de atualização nativa do painel da Samsung TU7000 é de 60 Hz. Ou seja, pode ser uma característica indesejada para quem pretende utilizar a TV para games/PC, porém suficiente para a maioria dos usuários restantes.
Baixo input lag
O input lag do painel é relativamente baixo (em torno de 10 ms no modo jogo), o que é um ponto interessante para gamers.
Movimentos em cenas
Conectividade e Suporte a Formatos
Na parte de conectividade, a Samsung TU7000 é relativamente limitada, com destaque negativo para as (somente) 2 entradas do tipo HDMI e 1 entrada do tipo USB. Ou seja, não há espaço para conexão de diversos aparelhos ao mesmo tempo, sem a utilização de adaptadores adicionais.
Sem interfaces de fácil acesso
Outro ponto negativo é o fato de que, embora algumas interfaces estejam dispostas lateralmente em relação à posição da tela, elas não são de fácil acesso (para que os fios fiquem todos escondidos). Ou seja, não existem interfaces que possam ser consideradas laterais e de fácil acesso.
O modelo oferece conectividade bluetooth, para conexão de periféricos compatíveis.
Organizador de fios
Um pequeno ponto positivo adicional é o fato de a TV possuir “caminho específico” para encaminhamento/organização de fios conectados, o que torna o visual da sala mais “limpo”.
Conectividade
Suporte padrão a HDR
A Samsung TU7000 possui suporte aos padrões básicos de formatos HDR.
Suporte a formatos HDR
Características de TV Smart
Assim como em toda a linha Samsung, a TU7000 também utiliza o sistema próprio da fabricante: o Tizen OS. Ele possui todos os principais aplicativos e é de fácil utilização, assim como os sistemas de outros fabricantes (Android TV e WebOS).
Controle remoto simples
Por ser um modelo de menor custo, o controle remoto da Samsung TU7000 é bastante simples, sem qualquer funcionalidade de TV Smart (comandos por voz ou ponteiro na tela – air mouse).
Outras funcionalidades “básicas” de smart TVs, porém, estão disponíveis. São o caso de espelhamento da tela do smartphone (ou exibição do conteúdo do smartphone diretamente na TV), além de utilização do smartphone como controle remoto da TV (através do aplicativo Smart Things).
Características de TV Smart
Veredito
- Ótimo contraste, garantindo relativa boa qualidade de imagem (ao menos em ambientes de pouca luminosidade)
- Painel de relativa boa construção para seu preço, com boa uniformidade
- Organizador de fios (conexão de periféricos)
- Visão em ângulo limitada
- Gama de cores limitada
- Luminosidade da tela é muito baixa
- Controle remoto simples, sem comandos por voz
Clique aqui para ver a tabela comparativa de todos os modelos analisados
Os dados utilizados nesta resenha para medição de contraste, luminosidade, gama de cores, tempo de resposta e input lag foram retirados da análise feita pelo site RTINGS – modelo norte americano Samsung série TU7000 (disponível através deste link). Recomendamos a leitura completa desta resenha adicional, para maiores informações sobre resultados de testes complementares aos expostos aqui neste texto.
Opções de tamanho
A série TU7000 da Samsung está disponível em 6 tamanhos: o Samsung UN43TU7000 (43 polegadas), Samsung UN50TU7000 (50 polegadas), o Samsung UN55TU7000 (55 polegadas), o Samsung UN58TU7000 (58 polegadas), o Samsung UN65TU7000 (65 polegadas) e o Samsung UN70TU7000 (70 polegadas).
Dimensões e peso do modelo Samsung UN43TU7000 (43 polegadas)
Espessura máxima: 5.9 cm
Altura (sem base): 55.8 cm
Altura (com base): 62.8 cm
Largura: 96.3 cm
Peso (com base): 8.3 kg
Dimensões e peso do modelo Samsung UN50TU7000 (50 polegadas)
Espessura máxima: 6 cm
Altura (sem base): 64.4 cm
Altura (com base): 71.3 cm
Largura: 111.6 cm
Peso (com base): 11.6 kg
Dimensões e peso do modelo Samsung UN55TU7000 (55 polegadas)
Espessura máxima: 6 cm
Altura (sem base): 70.7 cm
Altura (com base): 77.8 cm
Largura: 123 cm
Peso (com base): 14.2 kg
Dimensões e peso do modelo Samsung UN58TU7000 (58 polegadas)
Espessura máxima: 6 cm
Altura (sem base): 74.8 cm
Altura (com base): 81.9 cm
Largura: 129.1 cm
Peso (com base): 15.4 kg
Dimensões e peso do modelo Samsung UN65TU7000 (65 polegadas)
Espessura máxima: 6 cm
Altura (sem base): 83 cm
Altura (com base): 90.5 cm
Largura: 144.9 cm
Peso (com base): 20.9 kg
Dimensões e peso do modelo Samsung UN70TU7000 (70 polegadas)
Espessura máxima: 6 cm
Altura (sem base): 87.4 cm
Altura (com base): 95.9 cm
Largura: 157.2 cm
Peso (com base): 24.7 kg
Não foi feito nenhum comentário ainda.