LG OLED B7P – Resenha
Qualidade de imagem (principal) | 10 |
---|---|
Luminosidade e cores | 9.1 |
Qualidade de imagem (complementar) | 9 |
Performance em modo HDR | 9 |
Movimentos em cenas | 9 |
Conectividade e suporte a formatos | 9 |
Características de TV Smart | 7.5 |
Custo-benefício | 5.5 |
- Contraste infinito, que lhe garante qualidade de imagem inigualável
- Boa luminosidade
- Bom gama de cores
- Ótima visão em ângulo
- Excelente uniformidade de preto
- Ótima performance ao exibir cenas em movimento
- Uniformidade de cinza muito boa (baixíssima chance de aparecimento de efeito de tela suja)
Avaliação
Qualidade de imagem (aspectos principais)
A TV 4k LG OLED B7P é um modelo que utiliza a tecnologia OLED (led orgânico).
A principal vantagem deste tipo de tecnologia (conforme já explicado em nosso artigo guia de modelos) é o fato de que cada pixel da tela possui sua própria finte de luz, que pode ser desligada de forma independente das demais.
Isso faz com que, quando a fonte de luz está desligada ela produza o “preto puro”. O resultado disso é que o contraste da imagem é infinito, resultando em qualidade de imagem sem igual, superando por larga margem inclusive modelos top de linha dos concorrentes, como o Samsung Q7FN e o Sony X905F.
Qualidade de imagem (principais aspectos)
Luminosidade e cores
A luminosidade máxima da tela da LG OLED B7P é muito boa, tanto em SDR quanto HDR.
Um detalhe interessante é que quando toda a área da tela (100%) está exibindo uma imagem clara, a luminosidade dela é relativamente baixa. Isso se deve porque a tela possui um limitador de brilho automático embutido, que limita a luminosidade quando a cena sendo exibida possui um “brilho médio” muito alto.
Porém, assistindo a conteúdo normal, isso não deve ser um problema, como é mostrado pelos valores de luminosidade alcançados considerando uma área de destaque de apenas 2% de área, que chega a 753 nits em modo HDR.
Gama de cores é bom destaque adicional
A tecnologia OLED também contribui para que cada pixel consiga exibir uma gama mais variada de cores com nível de saturação adequado. O preenchimento dos espaços de cores DCI-P3 e Rec.2020 só é superado pelo modelo Samsung Q7FN, porém por pequena margem.
De forma geral, pode-se dizer que a LG OLED B7P oferece ótima experiência para exibição de conteúdo HDR, tanto pela sua boa capacidade de criar áreas de destaque (com alta luminosidade), tanto por possuir grande gama de cores.
Luminosidade e Cores
Qualidade de imagem (aspectos complementares)
Nesta seção, a LG OLED B7P também se mostra claramente superior aos modelos rivais, com um “porém”.
No teste de uniformidade de cinza, este modelo da LG mostra que consegue mostrar um mesmo tom de cor por toda a tela, sem falhas perceptíveis. Ou seja, ela é praticamente imune ao efeito de tela suja (dirty screen effect – DSE).
No teste de uniformidade de preto, a LG OLED B7P mostra que ao exibir essa tonalidade, de fato “desliga” todo o painel, gerando um preto sem imperfeições. Isso garante nível detalhe sem igual e sem defeitos ao exibir cenas em tonalidades bem escuras.
Ângulo de visão maior que qualquer TV LED
Uma vantagem adicional da TV com tecnologia OLED é conseguir assistir à imagem na tela sem grandes distorções em ângulos consideráveis. No caso da LG OLED B7P, é possível assistir TV com ângulos de até 70° com bons níveis de brilho e sem mudanças de cores muito significativas.
Retenção de imagem é o grande defeito das TVs OLED
A retenção temporária de imagem ocorre quando alguma parte da tela permanece estática por muito tempo (por exemplo, um logo de canal no canto da imagem), e permanece com uma “sombra” após mudança de padrão nesta mesma área do painel.
No caso da LG OLED B7P (assim como ocorre nos outros modelos OLED da LG), essa retenção pode ser de até 10 minutos. Cabe também ressaltar que a tela corre o risco de burn-in (queima) permanente da tela nessas áreas estáticas, e pode ser um problema para quem utiliza a TV para jogos (indicadores de vida e outras áreas estáticas por prolongado período de tempo).
Aspectos complementares de imagem
Movimentos em cenas
O painel da LG OLED B7P possui transição extremamente rápida de seus pixels. O tempo de resposta medido é de 1 ms, inferior por larga margem em relação a modelos com tecnologias LED e QLED.
Isso é uma grande vantagem para possibilitar ótimo desempenho em cenas movimentadas. Porém quando a quantidade de quadros por segundo do conteúdo sendo assistido é baixo (como filmes em 24p), pode parecer que cada nova imagem na tela permanece por muito tempo, causando o chamado stuttering.
Para resolver isso, a TV possui funcionalidade de interpolação de quadros tanto em 30 quanto 60 fps, que serve para tornar a percepção dos movimentos mais fluida.
Painel de 120 Hz e input lag
O painel da LG OLED B7P possui frequência nativa de atualização de 120 Hz, que apresenta pequenas vantagens práticas para a maioria dos consumidores, conforme já explicado em nosso artigo principal sobre TVs.
O input lag apresentado por esse modelo da LG em modo jogo fica em pouco mais de 20 ms, que é um valor baixo.
Movimentos em cenas
Conectividade e suporte a formatos
A LG OLED B7P disponibiliza 3 entradas USB e 4 entradas HDMI. Uma das entradas USB é do tipo 3.0, que garante maior taxa de transferência de dados.
Conectividade
Dolby Vision é o destaque em suporte a formatos HDR
A LG OLED B7P fornece suporte à reprodução dos formatos mais básicos de conteúdo HDR.
Ela merece certo destaque neste ponto, pois oferece também suporte ao padrão Dolby Vision. Embora a luminosidade da tela não seja excepcional, a performance em HDR em conteúdo masterizado nesse padrão será melhor do que outros modelos que não o possuem.
Suporte a formatos HDR
Características de TV Smart
O sistema operacional para acesso a aplicativos na LG OLED B7P é o WebOS, padrão para todos os modelos da marca. Possui boa navegabilidade e boa loja de aplicativos, assim como modelos concorrentes.
Controle remoto possui funcionalidade smart
O controle remoto da LG OLED B7P é bem semelhante a outros modelos da marca. Ele apresenta as principais funções “smart”: o ponteiro na tela (air mouse) e comandos de voz.
Para o smartphone, é possível espelhar o conteúdo na tela da TV. Através de aplicativo próprio da fabricante (disponível tanto para Android quanto iOS), é possível controlar a TV como se fosse o controle remoto.
Características de TV Smart
Veredito
- Contraste infinito, que lhe garante qualidade de imagem inigualável
- Boa luminosidade
- Bom gama de cores
- Ótima visão em ângulo
- Excelente uniformidade de preto
- Ótima performance ao exibir cenas em movimento
- Uniformidade de cinza muito boa (baixíssima chance de aparecimento de efeito de tela suja)
- Sofre de problema de retenção temporária de imagem
- Problema de retenção temporária de imagem pode evoluir para “queima” permanente de certas áreas da tela
- Custo muito alto
Clique aqui para ver a tabela comparativa de todos os modelos analisados
Os dados utilizados nesta resenha para medição de contraste, luminosidade, gama de cores, tempo de resposta e input lag foram retirados da análise feita pelo site RTINGS – modelo norte americano LG série B7 (disponível através deste link). Recomendamos a leitura completa desta resenha adicional, para maiores informações sobre resultados de testes complementares aos expostos aqui neste texto.
Opções de tamanho
A série B7P da LG está disponível em 2 tamanhos: o LG OLED55B7P (55 polegadas) e o LG OLED65B7P (65 polegadas).
Dimensões e peso do modelo LG OLED55B7P (55 polegadas)
- Espessura máxima: 4.86 cm
- Altura (sem base): 70.8 cm
- Altura (com base): 76.4 cm
- Largura: 122.9 cm
- Peso (com base): 18.6 kg
Dimensões e peso do modelo LG OLED65B7P (65 polegadas)
- Espessura máxima: 4.8 cm
- Altura (sem base): 83.1 cm
- Altura (com base): 88.6 cm
- Largura: 145.1 cm
- Peso (com base): 24 kg
Edi Bezerra –
A minha oled b7p tá toda manchada de burnim .. concerto 6 mil mais caro que paguei na TV não comprem