Yamaha YAS-207 – Resenha
Design | 8 |
---|---|
Conectividade | 8.2 |
Funcionalidades | 8 |
Qualidade de som | 9.2 |
Formatos de som surround suportados | 10 |
Equalizadores pré-programados | 9.5 |
Características técnicas | 8.3 |
- Qualidade de som excelente
- Boa potência sonora (apesar dos graves não terem tanta ênfase)
- Entrada HDMI 2.0 com HDCP 2.2 garante utilização desta opção de conexão no modo pass-through nas TVs [email protected] Hz para todos os tipos de conteúdo
- Suporte ao formato DTS Virtual X, que promove experiência surround mais completa (profundidade e difusão do som em todas as direções e alturas)
- Boa gama de equalizadores pré-programados (entre eles o de “graves mais fortes”)
- Ótimo custo-benefício
Avaliação
Design
A soundbar Yamaha YAS-207 apresenta bonito acabamento, em linha com outros modelos em análise. Ou seja, nenhum comentário relevante a ser feito dentro deste quesito.

Detalhes do design da Yamaha YAS-207
Conectividade
A soundbar Yamaha YAS-207 possui conectividade “padrão” da maioria dos modelos analisados em nosso estudo comparativo.
Ela apresenta, além da conectividade por bluetooth, entradas do tipo analógica (entrada AUX com conector 3.5mm) e digital óptica.
Ela disponibiliza ainda 1 entrada e 1 saída HDMI. É importante mencionar a versão do HDMI (2.0) e a versão da HDCP (2.2), que garante possibilidade de uso desta opção de conexão no modo pass-through inclusive para sinais de vídeo [email protected] Hz.
Conectividade
Funcionalidades
A Yamaha YAS-207 não peca na parte de funcionalidades, oferecendo as principais características necessárias em uma boa soundbar.
O controle remoto é bastante prático. A soundbar também responde a comandos através do controle remoto da própria TV (caso ela tenha a tecnologia HDMI-CEC habilitada, e a YAS-207 esteja conectada por HDMI).

Controle remoto da Yamaha YAS-207
Subwoofer é wireless e possui ajuste de volume separado
O subwoofer é conectado sem fio à soundbar. O controle remoto disponibiliza ajuste específico de volume para o subwoofer, que é interessante para regulação específica dos sons graves.
A Yamaha YAS-207 não conta com funcionalidade de tocar músicas a partir de dispositivo USB conectado diretamente na soundbar. Porém, esse é um ponto negativo que muitos usuários não se importam hoje em dia.
A fabricante Yamaha também disponibiliza aplicativo para smartphone, para aqueles que preferem comandar as funções da soundbar desta forma ao invés do controle remoto.
Funcionalidades
Qualidade de som
É justamente na qualidade de som que a Yamaha YAS-207 se sobressai frente à concorrência.
Sem dúvida nenhuma, este é seu principal ponto positivo, ao entregar som de extrema qualidade. Muito pouco pode ser dito em relação a possíveis distorções (talvez nas faixas mais altas os ouvidos mais perceptíveis possam ser incomodar um pouco, porém nada de mais).
Ou seja, o fato é que a Yamaha impressionou positivamente em todos os tipos de som, sejam em músicas ou em filmes. Os graves não são tão “imponentes” quanto os das soundbars JBL (como a Bar 3.1), mas mesmo assim, a assinatura sonora é bastante agradável e melhora muito a experiência em relação ao sistema de som embutido em qualquer TV moderna.
Qualidade de som

Subwoofer da Yamaha YAS-207 não é tão “potente”, mas mesmo assim entrega bons resultados
Som surround com suporte ao DTS Virtual:X
O som surround também merece destaque na Yamaha YAS-207. Isso porque ela é uma das poucas soundbars com suporte ao formato DTS Virtual:X, que basicamente simula a mesma experiência de som de um sistema Home Theater completo, com sons vindos de todas as direções e também em diferentes alturas.
O resultado ao ativar essa funcionalidade exclusiva com som surround DTS Virtual:X surpreende. O som realmente ganha a percepção de preencher todo o cômodo, como se existe um sistema Home Theater completo. Claro, o ponto negativo com esse sistema ativado torna-se uma sensível piora na qualidade do som, com adição considerável de artefatos antes inexistentes.
A Yamaha YAS-207 também oferece suporte aos formatos “básicos” Dolby Digital e DTS Digital Surround.
Formatos de Som surround suportados
Como o quesito qualidade do som é extremamente importante na análise, segue abaixo um comparativo de notas neste quesito com os outros modelos analisados:
Equalizadores pré-programados
Como forma a garantir maior flexibilidade de uso e configurações específicas de acordo com o conteúdo sonoro, a Yamaha YAS-207 oferece alguns equalizadores de som pré-programados, conforme mostrado abaixo.
Os destaques vão para os equalizadores que deixam diálogos mais claros (Clear Voice), bem como o modo de deixar os sons graves mais fortes (Bass Extension).
Equalizadores pré-programados
Características técnicas
A potência total RMS fornecida pela Yamaha YAS-207 é de 200 W (100 W da soundbar + 100 W do subwoofer). O tamanho do driver do subwoofer é de 6,25 polegadas (158 mm).
Embora os valores de potência não sejam tão altos, a potência do som não fica muito abaixo dos melhores modelos neste quesito, como o Samsung HW-M450 e o JBL Bar 3.1.
Características Técnicas
Veredito
- Qualidade de som excelente
- Boa potência sonora (apesar dos graves não terem tanta ênfase)
- Entrada HDMI 2.0 com HDCP 2.2 garante utilização desta opção de conexão no modo pass-through nas TVs [email protected] Hz para todos os tipos de conteúdo
- Suporte ao formato DTS Virtual X, que promove experiência surround mais completa (profundidade e difusão do som em todas as direções e alturas)
- Boa gama de equalizadores pré-programados (entre eles o de “graves mais fortes”)
- Ótimo custo-benefício
- Graves não muito potentes
- Não toca músicas a partir de dispositivo USB conectado na soundbar
Clique aqui para ver a tabela comparativa de todos os modelos analisados
Não foi feito nenhum comentário ainda.