Sony HT-CT390 – Resenha


R$1.515,27
Avaliação
Design
A soundbar Sony HT-CT390 apresenta um design arrojado, uma vez que é bastante “fina”, assemelhando-se ao sistema de som de uma TV moderna.
Esse tipo de design traz maior flexibilidade, garantindo 2 posições distintas para posicionar a soundbar: de pé (fixada na parede) ou deitada.

A Sony HT-CT390 possui design diferenciado, sendo mais indicada a posição vertical (montada na parede)
Conectividade
A soundbar Sony HT-CT390 possui conectividade limitada em relação aos melhores modelos analisados nesta faixa de preço, como a Yamaha YAS-207 ou a Samsung HW-M450.
Ela apresenta, além da conectividade por bluetooth, entradas do tipo analógica (entrada AUX com conector 3.5mm) e digital óptica.
Conectividade por NFC
Um pequeno diferencial da Sony HT-CT390 é possuir conectividade por NFC. Isso possibilita um pareamento ainda mais rápido entre um dispositivo móvel (como um smartphone) e a soundbar, bastando para isso aproximá-los em.
HDMI e HDCP 1.4 impossibilita utilização no modo pass-through em vídeo [email protected]
A soundbar disponibiliza ainda 1 entrada e 1 saída HDMI. Porém, ela possui limitação de uso em modo pass-through por ser de versão HDMI e HDCP 1.4. A versão 1.4 nesta interface significa que ela só consegue fazer pass-through de sinal de vídeo de [email protected], bem como não conseguirá retransmitir conteúdo que necessita de HDCP 2.2.
Conectividade
Funcionalidades
A Sony HT-CT390 não deixa a desejar parte de funcionalidades, oferecendo as principais características necessárias em uma boa soundbar.
A soundbar possui controle remoto próprio, mas também responde a comandos através do controle remoto da própria TV (caso ela tenha a tecnologia HDMI-CEC habilitada, e a HT-CT390 esteja conectada por HDMI).
Subwoofer é wireless e possui ajuste de volume separado
O subwoofer é conectado sem fio à soundbar. O controle remoto disponibiliza ajuste específico de volume para o subwoofer, que é interessante para regulação específica dos sons graves.
A Sony HT-CT390 conta com funcionalidade de tocar músicas a partir de dispositivo USB conectado diretamente na soundbar. De qualquer forma, esta é uma característica não tão relevante hoje em dia, e não pode ser considerada grande diferencial.
A fabricante Sony também disponibiliza aplicativo para smartphone, para aqueles que preferem comandar as funções da soundbar desta forma ao invés do controle remoto.
Funcionalidades
Qualidade de som
No principal quesito de avaliação de soundbars, a Sony HT-CT390 fica bastante atrás da concorrência.
Não queremos dizer aqui que o som produzido é de “qualidade ruim”. Porém, para quem adquire uma soundbar com subwoofer, espera-se que o som seja substancialmente melhor quando comparado ao sistema de som embutido na TV (mesmo que a TV seja relativamente nova).
É justamente por isso que a percepção da qualidade de som da HT-CT390 fica comprometida. Os graves também não possuem grande destaque, praticamente eliminando a principal vantagem em se adquirir um sistema composto de soundbar com subwoofer.
Qualidade de som

O conjuneto da Sony HT-CT390 deixa bastante a desejar frente aos concorrentes no quesito qualidade de som e potência dos sons graves
A experiência de som surround também fica claramente comprometida (embora exista suporte aos formatos Dolby Digital e DTS Digital Surround). O efeito trazido pelo som surround não traz grande adicional de “imersão” ao som gerado.
Formatos de Som surround suportados
Como o quesito qualidade do som é extremamente importante na análise, segue abaixo um comparativo de notas neste quesito com os outros modelos analisados:
Equalizadores pré-programados
Como forma a garantir maior flexibilidade de uso e configurações específicas de acordo com o conteúdo sonoro, a Sony HT-CT390 oferece alguns equalizadores de som pré-programados, conforme mostrado abaixo.
Nenhum comentário neste ponto, ainda mais que o equalizador, por si só, não consegue fazer “milagres” quando a qualidade do som em si não é das melhores.
Equalizadores pré-programados
Características técnicas
A potência total RMS fornecida pela Sony HT-CT390 é de 180 W (120 W da soundbar + 60 W do subwoofer). O tamanho do driver do subwoofer é de 130 mm.
Ou seja, a HT-CT390 possui uma das menores potências sonoras entre os modelos analisados, e isso se comprova na prática. Ela não oferece aumento substancial frente aos sistemas de som embutidos nas TVs modernas.
Características Técnicas
Veredito
- Toca músicas a partir de dispositivo USB conectado na soundbar
- Possui conectividade NFC
- Qualidade de som apenas regular
- Graves não muito potentes
- Potência sonora relativamente baixa
- Interface HDMI e HDCP versão 1.4 impossibilita pass-through de vídeo em [email protected] ou conteúdo de vídeo com proteção HDCP 2.2
- Baixo custo-benefício
Clique aqui para ver a tabela comparativa de todos os modelos analisados
Não foi feito nenhum comentário ainda.